O Governo quer envolver os trabalhadores públicos na construção da Estratégia de Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública. A intenção do Executivo teve como resultado, no passado dia 13, o arranque das Oficinas de Participação, abrangendo todas as áreas do Governo. Estas sessões visam a recolha de contributos em quatro eixos: “Investir nas Pessoas”, “Desenvolver a Gestão”, “Explorar a Tecnologia” e “Reforçar a Proximidade”.
Até ao final do mês, o Governo promove a participação dos trabalhadores da administração central na elaboração da Estratégia de Inovação e Modernização do Estado e Administração Pública. Assim, a estratégia que vigorará no período 2020-2023 e definirá o rumo para a modernização do Estado, encontra-se num período de recolha de contributos em torno de quatro “eixos transformadores”, informa o governo em comunicado.
Organizadas pela Direcção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), as Oficinas de Participação arrancaram na manhã desta segunda-feira com a presença da ministra da modernização do Estado e da administração pública, Alexandra Leitão e da secretária de Estado da inovação e da modernização administrativa, Maria de Fátima Fonseca. A realização das sessões está enquadrada no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP).
O processo de participação em curso deverá, depois, culminar na apresentação da Estratégia de Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023.
Para além das oficinas, está também prevista a realização de iniciativas com representantes da Academia, empresas e terceiro sector, o que, de acordo com a comunicação do governo, “permitirá recolher dados relevantes para identificar áreas de melhoria em toda a administração pública”.