Chama-se AI4PA – Artificial Intelligence for the Public Administration e é um pólo de inovação digital que procura aplicar soluções digitais baseadas na inteligência artificial (IA) e na ciência de dados ao serviço do sector público. O projecto, apresentado na quarta-feira, surge de um consórcio e será coordenado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e duas instituições científicas.
No dia 26 de Janeiro, a AMA, o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias do Iscte (CVTT-ISCTE) e a NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, apresentaram o novo pólo de inovação digital. De acordo com um comunicado do ISCTE, o AI4PA apresenta-se com o desígnio de acelerar “a transição digital nas várias áreas de intervenção do Estado, a diferentes escalas territoriais”.
Para isso, o AI4PA irá apostar no desenvolvimento de uma nova geração de serviços e produtos com base em ciência dos dados e IA, bem como no aumento das competências digitais das entidades públicas e das pequenas e médias empresas que lhes prestem serviços. Além de fomentar a capacitação de técnicos, o AI4PA visa fomentar a adopção de dados abertos e envolver cidadãos e empresas.
Segundo José Miguel Sales Dias, professor do Iscte, estas intervenções irão promover uma melhor “eficácia e eficiência das políticas públicas e a qualidade dos serviços públicos”, facilitando processos de optimização, avaliação e monitorização.
A AMA, o CVTT-ISCTE e a NOVA IMS são as entidades coordenadoras do projecto, sendo que a AMA assume a coordenação geral, dinamizando contactos, partilha de experiências e a disseminação de boas práticas.
Apesar do papel de destaque destas três entidades, o projecto totaliza mais de duas dezenas de parceiros, em diferentes áreas de actuação, da administração e da academia, ao mundo empresarial. Entre essa lista, destaca-se, por exemplo, a participação da câmara municipal (CM) de Sintra, da CM de Viseu, da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, e da Associação Nacional de Pequenas Médias Empresas.