No próximo dia 15 de Abril, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai ser o palco para um dia subordinado ao futuro das cidades. Cidades inteligentes, inovação tecnológica e bem-estar são alguns dos temas que vários especialistas em sustentabilidade urbana vão discutir no auditório número 2 da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. O seminário é o segundo de um ciclo que se prolonga até Junho e integra as comemorações do 40º aniversário da instituição de ensino superior.
A “reflexão” que o IPS está a promover sobre a inteligência, inovação e bem-estar nas cidades do futuro vai contar com a presença do presidente desta instituição de ensino, Pedro Dominguinhos, que procederá à abertura do dia com a companhia de Miguel Castro Neto, docente da Universidade Nova de Lisboa e especialista em smart cities, mas também de representantes das autarquias de Setúbal e do Barreiro.
Sob o tema “Que cidades para o futuro?”, a discussão vai começar de manhã e estender-se pela tarde, dividindo-se em três painéis principais. O primeiro, centrado em torno da temática “Construção e inovação tecnológica”, conta com a participação de Susana Lucas, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Luís Guerreiro, do Instituto Superior Técnico (IST-IUL) e de João Braga, da S.Energia – Agência Regional de Energia.
Depois, a discussão e a troca de experiências vai realizar-se à volta de questões ligadas à sustentabilidade energética e à inovação tecnológica. O período da tarde vai contar com a participação, entre outros, do presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), Eduardo Maldonado, de Isabel Cabrita, da Direcção-Geral de Energia e Inovação (DGEG), Ana Estanqueiro, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e de Francisco Ferreira, presidente da associação de defesa do ambiente Zero. “Sustentabilidade energética e inovação no edificado urbano” e “Sustentabilidade e inovação na mobilidade urbana” serão os temas em discussão.

O seminário “Que cidades para o futuro?” é o segundo de um ciclo – sobre a inclusão e o desenvolvimento sustentável das sociedades – que se prolongará até Junho e que se realiza no âmbito das comemorações do 40º aniversário do IPS.
O programa completo pode ser consultado aqui.