Seis mil representantes das regiões e cidades europeias vão estar reunidos, entre 6 e 9 de Outubro, em Bruxelas, para discutir as estratégias de investimento dos Estados-Membros no financiamento regional da União Europeia. Autoridades locais e regionais, especialistas, decisores políticos e profissionais dos sectores público e privado vão marcar presença nesta que será a 12ª sessão anual dos Open Days – Semana Europeia das Regiões e Cidades.

Um dos temas centrais destes encontros será o reforço da capacidade institucional das autoridades nacionais, que deverá receber um investimento de 70% do PIB no período 2014-2020, segundo o relatório sobre a coesão de Julho.

“Esta é uma ocasião importante para as regiões e cidades poderem considerar qual a melhor maneira de aproveitar a oportunidade que oferece a reforma da nossa Política de Coesão”, segundo o Comissário Europeu para a Política Regional, Johannes Hahn. “Temos de garantir que todas as regiões na Europa vão crescer em conjunto e que estratégias cuidadosamente planeadas e inclusivas serão o ponto de partida rumo à competitividade no futuro”, exclamou.

O responsável apontou os acordos de parceria e os programas operacionais europeus para 2014-2020 como um maior apoio à inovação e às pequenas e médias empresas, “num investimento que é desta feita muito mais dirigido para a economia real”. Neste campo, ressaltam a eficiência energética e as energias renováveis, nas quais vão ser investidos mais de 38 mil milhões de euros – o dobro do registado para o período 2007-2013.

Recorde-se que a Política de Coesão envolve um orçamento de 352 mil milhões de euros para alavancar o crescimento sustentável, especialmente em temas como a inovação, apoios às pequenas e médias empresas, o reforço das qualificações dos cidadãos, a inclusão social ou energia.