A aposta na Educação STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, nas siglas em inglês) que a câmara municipal de Aveiro tem feito nos últimos anos foi distinguida com o primeiro prémio da edição nacional dos European Enterprise Promotion Awards, na categoria “Investimento das Competências Empreendedoras”.

A estratégia adoptada pelo município aveirense que prevê a integração de conhecimentos nas áreas STEAM na rede escolar do concelho, no sentido de preparar os alunos para os desafios do futuro, foi a vencedora do primeiro prémio da categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras” desta iniciativa da Comissão Europeia coordenada em Portugal pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação. Na segunda posição ficou o T-Code, um programa universal de acesso à literacia digital, promovida pelo TAGUSVALLEY em parceria com os municípios de Abrantes, Torres Novas, Ferreira do Zêzere e Sardoal.

Os European Enterprise Promotion Awards têm como objectivo distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa. Além da categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras”, são também reconhecidas iniciativas nas áreas de “Promoção do Espírito de Empreendedorismo”, “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital” e “Apoio à Transição Sustentável”. Nesta última, o município de Valongo recebeu o segundo prémio pelo projecto Switch to Innovation – Centro de Cidadania Digital de Valongo; o mesmo resultado foi obtido pela iniciativa Via Verde para o Investimento da câmara municipal de Santo Tirso, desta vez, na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital”.

Ao todo, nas várias categorias, foram premiados nove projectos, sendo que o júri nacional seleccionou dois para representarem o país na fase europeia: a rede de atendimento e apoio ao tecido empresarial Espaço Empresa, criada pelo IAPMEI, pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa e pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal; e a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, uma iniciativa do Governo dos Açores que visa apoiar a adopção dos princípios da Agenda 2030 de forma inclusiva e abrangente nos diversos sectores da sociedade.

Estratégia STEAM parte do Tech City

A estratégia de Educação STEAM de Aveiro surge no seguimento da iniciativa Aveiro Tech City, que integrou o projecto internacional Aveiro STEAM City, recentemente concluído, e faz agora parte do processo de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

Desde 2019, o município promove estas competências na rede escolar, do primeiro ciclo ao ensino secundário, através, por exemplo, dos laboratórios Tech Labs. Na estratégia, estão envolvidos sete agrupamentos de escola e a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva. Segundo comunicado da autarquia, a estratégia chegou já a mais de 22 600 estudantes locais e resultou na formação de mais de 500 professores.

Em Março passado, durante o encerramento do projecto Aveiro STEAM City, o município partilhou a intenção de avançar para a criação de uma rede internacional de cidades STEAM. Com o anúncio da atribuição deste prémio, a ambição volta a ser reforçada em nota da autarquia, estando prevista a sua concretização em 2023, em parceria com a cidade finlandesa de Oulu – Capital Europeia da Cultura 2026.