Após três edições em outubro, este ano o Portugal Smart Cities Summit (PSCS) realiza-se na primavera, entre os dias 3 e 5 de junho. A FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, volta a receber o principal evento nacional na área das cidades inteligentes, mas desta vez com um certame renovado que promete ser uma “experiência inovadora e interativa”.

Nesta 11.ª edição, o espaço de exposição estará distribuído por quatro temáticas principais: Living, dedicada à qualidade de vida e bem-estar territorial; Moving, centrada na mobilidade e logística inteligente; Eco, para as áreas da sustentabilidade e ambiente; e Connect, com stands das áreas da tecnologia e inteligência urbana e territorial. Este ano haverá também dois auditórios, um no centro do pavilhão e outro ao fundo, enquanto à entrada ficará uma zona com cafés temáticos centrados em soluções e “meet the expert”. As empresas e outras entidades interessadas em expor já podem reservar um espaço através do site do evento, onde é possível escolher a área pretendida, bem como o tamanho e tipo de stand, além de diversos serviços.

Além de voltar a ser um ponto de encontro privilegiado para o sector, ao juntar empresas, municípios, entidades públicas e privadas, instituições de investigação e ensino superior, entre outros agentes, o PSCS 2025 prepara-se também para receber um programa variado de atividades e iniciativas. Entre elas estarão, por exemplo, o já habitual ciclo de conferências, sessões de B2B e matchmaking, ações de formação certificada, visitas de estudo a projetos inovadores e uma Hakaton Smart Cities, que irá desafiar os participantes a resolver um caso prático.

Outro dos momentos altos do certame será a entrega dos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, que deverá premiar as propostas e projetos de ecossistemas de inovação e implementação de práticas inteligentes em áreas metropolitanas, comunidades intermunicipais, municípios e juntas de freguesias nacionais. Está ainda previsto o habitual almoço de autarcas.

A Fundação AIP volta a ser a entidade organizadora do Portugal Smart Cities Summit, anunciado como “um evento de referência que promove a transferência de conhecimento entre os territórios, a indústria e o meio académico e científico”, e que oferece protagonismo “às cidades e ecossistemas potenciadores de inovação tecnológica e de captação de investimento”.

A edição de 2024 recebeu 10 mil visitantes, 120 expositores e 18 conferências.

Fotografia de destaque: © Shutterstock