Lisboa está a alargar a rede de oleões para recolha de óleos alimentares usados na cidade e os novos “reforços” são inteligentes. Os novos oleões Smart S+ são dotados de tecnologia Internet of Things (IoT), o que permite aos munícipes consultar a sua localização e o nível de enchimento em tempo real através de uma aplicação digital. O sistema inovador abre também a possibilidade de implementar mecanismos de gamificação que recompensem os munícipes pela reciclagem dos resíduos.

Para já, são 160 os novos equipamentos a instalar em pontos estratégicos da cidade, com Areeiro, Arroios, Beato, Penha de França, Benfica, Carnide, São Vicente e Alcântara a serem as primeiras freguesias contempladas. O primeiro oleão inteligente foi instalado na passada terça-feira, em Alcântara, num momento simbólico que contou com a presença de José Sá Fernandes, vereador da Higiene Urbana, e do presidente da junta de freguesia local, Davide Amado.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a câmara municipal de Lisboa e a Hardlevel – Energias Renováveis, empresa fundadora da Rede Nacional de Oleões (RENO). Ao serem dotados de sensores, os oleões Smart S+ estão associados à RENO App, que faculta aos utilizadores informações em tempo real sobre a localização do oleão mais próximo e o nível de enchimento do mesmo. Desta forma, o cidadão consegue saber a distância até ao oleão com capacidade para receber os seus resíduos mais próximos. Uma outra funcionalidade é a de permitir contabilizar os resíduos depositados de cada indivíduo, podendo transformá-los em pontos que podem ser trocados por vouchers ou outro tipo de recompensas.

A Hardlevel irá fazer o acompanhamento da implementação dos oleões, por forma a garantir a cobertura das necessidades de cada bairro/freguesia. Segundo informações disponibilizadas pela empresa, o objectivo é, até ao final do ano, ter 3000 oleões implantados no país. Recorde-se que, em meados de 2020, a empresa estabeleceu uma parceria com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão para a instalação de 257 oleões inteligentes nos 19 municípios integrantes, noticiada na altura pelo Jornal de Negócios.