Várias regiões do planeta vão ultrapassar o limite de 1,5ºC de aquecimento global até 2040. O estudo da Environmental Research Letters vai mais longe e indica que muitas dessas regiões vão ultrapassar os três graus celsius de aquecimento daqui a 36 anos.
O estudo publicado pela revista científica Environmental Research Letters alerta para a probabilidade de os limiares regionais de aquecimento global serem atingidos mais rapidamente do que se estava à espera. Várias regiões terrestres não só vão ultrapassar o limiar crítico de 1,5ºC de aquecimento, como vão chegar aos 3ºC até 2060.
Segundo o estudo, disponível on-line na plataforma da publicação, regiões como a Europa Central, sul da Ásia, Mediterrâneo e partes da África Subsariana deverão atingir esses limiares mais rapidamente, “agravando os riscos para os ecossistemas e comunidades vulneráveis”.
Segundo o Acordo de Paris sobre a redução de gases com efeito de estufa, o limite de 1,5ºC de aquecimento global foi entendido como o ponto a partir do qual as alterações climáticas se tornam generalizadas, irreversíveis e com consequências graves.
Os investigadores do estudo agora divulgado analisaram 10 modelos climáticos diferentes para prever aumentos de temperatura e descobriram que 34 regiões deverão exceder 1,5ºC de aquecimento até 2040.
Noah Diffenbaugh, coautor do estudo e professor na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirmou que ao chegar a estes resultados é possível “prever mais claramente quando irão ocorrer impactos específicos na sociedade e nos ecossistemas” que ocorrem em zonas locais e regionais.

Foto de destaque: Shutterstock