O Pilot Cities Program, desenvolvido pelo consórcio NetZeroCities, recebeu 103 candidaturas de cidades interessadas em testar, no terreno, acções para a neutralidade climática. As cidades seleccionadas pelo programa, que dispõe de 32 milhões de euros, serão anunciadas no final de Fevereiro.

“A chamada para o Pilot Cities recebeu 103 candidaturas de 33 países – 25 Estados Membros da União Europeia e oito países associados”, anunciou ontem o NetZeroCities, que lançou o programa, cujas candidaturas estiveram a decorrer de 5 de Setembro a 17 de Novembro. Para o consórcio, este número “demonstra um grande interesse das cidades em tornarem-se cidades piloto e testarem novas abordagens à neutralidade climática”.

Recorde-se que o programa, financiado pelo Horizonte 2020, foi lançado no âmbito da Missão Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima, tendo disponíveis 32 milhões de euros para apoiar cerca de uma centena de cidades europeias (não sendo exclusivo para as cidades que integram a Missão) neste desígnio. Nesse sentido, serão atribuídos entre 500 mil e 1,5 milhões de euros a cada cidade seleccionada tendo em vista a aceleração da neutralidade climática.

Em concreto, o programa irá promover, localmente e durante dois anos, a implementação e disseminação de acções de investigação e inovação em diferentes áreas – sociais, culturais, tecnológicas, regulatórias, etc. – e de soluções sistémicas que alavanquem a transição ecológica. 

Além do apoio financeiro, cada cidade seleccionada irá receber apoio técnico da NetZeroCities neste processo piloto e beneficiar da troca de conhecimento com pelo menos duas ou três cidades europeias que também participem no programa. 

As cidades escolhidas para serem “tubos de ensaio” de soluções para a neutralidade carbónica serão anunciadas no dia 28 de Fevereiro de 2023, depois de um período de análise e selecção das propostas finalistas. O anúncio público dos resultados irá ocorrer já em Março, mês em que se prevê também o início do desenvolvimento dos contratos.