A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa lança hoje o novo cartão navegante, que vem substituir o anterior Lisboa Viva. O novo cartão único vai ser utilizado em todos os operadores de transporte colectivo que servem os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Este novo cartão chega com a marca navegante, que passará “a estar presente em todos os suportes de comunicação directa com os passageiros, constituindo-se como marca de um sistema partilhado entre os vários Operadores de Transporte e Mobilidade com vista à simplificação, digitalização, integração e interoperabilidade”, informa a TML. A marca estabelece também uma associação entre o cartão de transporte e o tarifário actualmeente em vigor na AML.

À semelhança do que acontecia com o Lisboa Viva, também o navegante é um cartão personalizado, de utilização pessoal e intransmissível, que dá suporte aos títulos de transporte disponíveis. A principal diferença está no facto de o navegante passar a ser “um cartão e um título para tudo e para todos”, conforme refere a empresa.

Em termos de imagem, o novo  cartão do “passe” segue a assinatura da marca TML, colocando o “passageiro no centro da operação”. O lançamento surge alinhado com a estratégia de actuação da empresa detida pela AML e que terá, no próximo ano, mais uma novidade: a Carris Metropolitana. A nova marca será gerida pela TML, assegurando o serviço de transporte rodoviário colectivo de cerca de 600 linhas no território da AML.