“Onde o tempo leva tempo” é o slogan da marca turística “Mondego-Bussaco, lançada recentemente para promover os recursos e o território dos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova. Os três municípios, pertencentes a outros tantos distritos (Aveiro, Viseu e Coimbra, respetivamente) uniram-se para desenvolver uma identidade comum que valorize o património natural, a história, a gastronomia e os vinhos desta região entre o Mondego e o Bussaco.
A ideia surgiu há cerca de dois anos e foi desenvolvida pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) que ajudou a criar a marca, apresentada em conjunto com um novo site – https://mondego-bussaco.com -, onde se dá a conhecer o território e apresenta um leque variado de experiências.
O próximo passo é a divulgação nacional e internacional, a começar pela presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece em marco, bem como a organização ou o apoio em conjunto de vários eventos, como o Rally Legends ou os Itinerários Napoleónicos. Está também previsto um evento desportivo em julho e uma recriação histórica da Batalha do Bussaco, em setembro.
Durante a cerimónia de apresentação da marca, realizada na semana pesada, o presidente da câmara da Mealhada, António Jorge Franco, disse que “era muito importante trabalharmos em conjunto para valorizar o nosso território, valorizar as empresas e criar riqueza”. “Unimo-nos na causa nobre de dinamizar a nossa economia, o nosso território e captar ainda mais turistas para a nossa região”, sublinhou o autarca.
“Estamos a fazer a promoção de um território a três, escolhendo o seu best-off. São as nossas diferenças que, em conjunto, tornam o nosso território mais rico”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra. Já o autarca de Mortágua, Ricardo Pardal, lembrou que “os operadores têm aqui um produto estruturado e pronto a ser comercializado. É uma ferramenta que está disponível para quem a quiser utilizar”.
A Mata Nacional do Bussaco, a Livraria do Mondego, a Albufeira e Barragem da Aguieira e o aquífero Termal do Luso são alguns dos ex-líbris naturais deste território, que convida também à descoberta de locais históricos, como o Mosteiro de Lorvão e Centro Interpretativo Arte Sacra, o Palace Hotel do Bussaco ou o Santuário do Cabeço do Senhor do Mundo. A marca sugere ainda uma degustação, sem pressas, das iguarias locais, como o arroz de míscaros, o leitão da Bairrada, a doçaria conventual ou os vinhos da Região Demarcada da Bairrada e do Dão.
Conheça mais sobre o território Mondego-Bussaco neste vídeo divulgado pela nova marca:
Fotografia de destaque: © Shutterstock