Entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro, a 9ª Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis vai realizar-se on-line, pela primeira vez, apesar de ser acolhida pela cidade alemã de Mannheim. O evento europeu de desenvolvimento urbano sustentável vai contar com a presença, à distância, de “mais de 1500” representantes locais e regionais, de instituições europeias, investigadores e da sociedade civil num encontro com o foco virado para os “desafios socioeconómicos e socioculturais” que o caminho para a sustentabilidade e a neutralidade carbónica representam.
Apesar de ser acolhida, na sua 9ª edição, pela cidade de Mannheim, o encontro europeu de sustentabilidade urbana vai decorrer, pela primeira vez, em espaço digital. Organizado pela rede europeia de governos locais pela sustentabilidade ICLEI e com parceiros como o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Comité das Regiões Europeu (CR), o evento vai juntar sectores público e privado, investigadores e sociedade civil numa discussão centrada em torno do caminho que os centros urbanos terão de percorrer para levar à concretização de um continente europeu neutro em carbono até 2050 – a meta adoptada pela Comissão Europeia no seu Pacto Ecológico Europeu.
Integram o programa da conferência debates sobre economia circular, sobre o planeamento da estrutura verde das cidade, os impactos da digitalização na sustentabilidade urbana ou a mobilidade “limpa e eficiente”. A Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis pretende discutir uma transição para a sustentabilidade “inclusiva e justa” através do Pacto Ecológico Europeu e será palco de uma “chamada para maior ambição europeia” em matéria de sustentabilidade ambiental e acção climática. A plataforma on-line que vai servirá de casa aos “mais de 1500” participantes durante os três dias de encontro deverá permitir a criação de “mais ligações e oportunidades de trabalho em rede que nunca”, afirma a organização em nota de imprensa.
Em destaque estarão exemplos de “cidades pioneiras” e a exploração de “modelos económicos alternativos”. Da conferência deverá sair a Mannheim Message, um documento de resposta de governos locais ao Pacto Ecológico Europeu, que delineará os passos a seguir pelos centros urbanos europeus na implementação do pacto e que será apresentado à Comissão Europeia no dia 1 de Outubro, no decorrer da conferência.
A participação no encontro europeu, que este ano decorre exclusivamente em palco virtual, será gratuita, sendo, contudo, necessário efectuar registo no sítio web da conferência.
A Smart Cities é parceira oficial de comunicação da Mannheim 2020 – a 9ª Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis.