Estão abertas as candidaturas ao título de Capital Europeia da Inovação 2018. Carlos Moedas, comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação aproveitou a ocasião de celebração dos dez anos do Pacto dos Autarcas, na última quinta-feira, para abrir o concurso. A competição, também conhecida como iCapital, pretende distinguir as cidades que estejam a desenvolver “o melhor” ecossistema inclusivo e dinâmico, para o benefício dos cidadãos e empresas.

O concurso está aberto a cidades com um mínimo de 100 mil habitantes, de qualquer Estado-Membro da União Europeia, e a vencedora será nomeada a Capital Europeia da Inovação de 2018, para além de receber um prémio de um milhão de euros, montante que servirá para ajudar a promover as ideias inovadoras. Este ano também serão distinguidas as cinco cidades finalistas, que irão arrecadar 100 mil euros. As candidaturas deverão ser submetidas até 21 de Junho de 2018. Para obter mais informações sobre a competição poderá visitar o portal.

Em 2017, a Comissão Europeia distinguiu a cidade de Paris, em França, como Capital Europeia da Inovação. Talin, na Estónia, e Telavive, Israel, também terminaram como finalistas.

“Com a Capital Europeia da Inovação 2018, queremos premiar as cidades que estão a crescer e a estimular os ecossistemas locais de inovação, que estão a convidar os cidadãos a participarem e a criarem a forma como querem que a sua cidade seja governada, que estão a atrair talentos, recursos, financiamento para empresas e que são modelos para outras cidades e para o resto do mundo”, sublinhou o político português.

O lançamento do concurso decorreu durante a cerimónia de comemoração dos dez anos (2008-2018) do Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, que teve lugar no Parlamento Europeu, a 22 de Fevereiro. Esta iniciativa da Comissão Europeia reúne, desde 2008, mais de 9000 cidades europeias determinadas em combater as alterações climáticas e diminuir as emissões de gases com efeito de estufa. Em Portugal, mais de 100 municípios já se tornaram signatários deste Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia.