Organizações da sociedade civil, empreendedores sociais, iniciativas de bairro, grupos de acção e associações comunitárias são alguns exemplos de agentes urbanos não institucionais que se podem candidatar ao concurso Urban Doers Grant, lançado pela Driving Urban Transitions (DUT).

Até 14 de Junho, é possível concorrer aos apoios desta parceria europeia, do Horizonte Europa, que inclui financiamento até 12 mil euros (por iniciativa), divididos em duas partes: uma (9 mil euros) destinada ao desenvolvimento do conceito e outra (3 mil euros) para despesas de viagens. Além disso, é também garantido o acesso a acções de formação, eventos de networking, webinars e diversas actividades de capacitação.

“O apoio tem uma duração de 12 meses e destina-se a ajudar as iniciativas a darem forma às suas ideias, a criar parcerias e redes e a aumentarem o seu conhecimento e impacto”, diz a DUT sobre esta “oportunidade de fazer a diferença na comunidade e não só”. Além disso, abre também a possibilidade “de partilhar os conhecimentos e experiências com pessoas em toda a Europa que têm ideias semelhantes e, potencialmente, inspirar mudanças à escala europeia”, acrescenta.

Entre os critérios de avaliação das candidaturas estão, por exemplo, o contributo das iniciativas para a transição urbana, o potencial para inspirar e aplicar os projetos noutros contextos urbanos e a ambição em criar redes de ligação à investigação e inovação urbanas.

Os participantes deverão elaborar um documento com o conceito proposto, que explique a estratégia de desenvolvimento, as hipóteses de expansão e de disseminação de boas práticas, bem como as oportunidades de cooperação com outras instituições no âmbito de acções da parceria europeia Driving Urban Transitions.  Será também necessária a participação em três eventos presenciais (incluindo o de lançamento e o de encerramento) e outros online.

A submissão das candidaturas pode ser feita na página do Urban Doers Grant, onde também são disponibilizadas todas as informações sobre o concurso. Para mais esclarecimentos, haverá duas reuniões informais (online), a 24 de Maio e 7 de Junho.