Está aberta a 5ª chamada da European City Facilities (EUCF), a iniciativa financiada pela União Europeia que apoia municípios e governos locais no desenvolvimento de projectos de energia sustentável.

Nesta nova ronda de candidaturas, a decorrer entre 28 de Março e 30 de Junho, serão apoiados 70 conceitos de investimento, cada um com 60 mil euros. Para a Região do Sul da Europa (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Chipre e Malta) está previsto um apoio a 24 municípios, no valor total de 1,44 milhões de euros, enquanto o financiamento global para esta fase ascende aos 4,2 milhões de euros.

Após a análise e avaliação das candidaturas (no mês de Setembro), os municípios seleccionados vão receber o apoio financeiro para desenvolver o seu conceito de investimento, ou seja, um documento que traduz a ideia do projecto de investimento em linguagem financeira, com objectivo de mobilizar financiamento para a sua execução.

Para o concretizar, poderão realizar, por exemplo, estudos de viabilidade, estudos de mercado, planeamento de stakeholders ou consultoria jurídica, económica e financeira. Além do apoio monetário, terão ainda acesso a acções de capacitação, ofertas de matchmaking e ferramentas de financiamento.

Depois desta ronda de candidaturas, haverá mais duas: a 6ª deverá acontecer em Janeiro e Fevereiro de 2024, enquanto a 7ª terá lugar em Novembro e Dezembro do mesmo anos (datas ainda por confirmar). No total, a UECF prevê apoiar mais 209 cidades, que se juntarão às 213 das fases anteriores, incluindo 15 portuguesas. Cascais foi a primeira, logo na primeira ronda, seguindo-se Torres Vedras, Sintra, Braga, Vila Nova de Famalicão, Porto, Guarda, Guimarães e Vila Nova de Gaia, na segunda call. Na terceira ronda foram escolhidas as candidaturas de Bragança e municípios da Terra Fria (Nordeste transmontano), Arcos de Valdevez, Oeiras, Ovar, Maia e São João da Madeira. As cidades escolhidas na quarta ronda (que decorreu entre Junho e Setembro de 2022) ainda não foram anunciados.

Criada no âmbito do programa Horizonte 2020 da União Europeia, e cofinanciada como parte do programa LIFE, a EUCF tem a coordenação da Energy Cities. É gerida, a nível europeu, por um consórcio do qual fazem também parte a FEDARENE – Federação Europeia de Agências e Regiões para a Energia e o Ambiente, a Climate Alliance, a Adelphi, a Enviros, a ICLEI Europe e a GNE Finance.

Fotografia de destaque: Shutterstock