O programa europeu de desenvolvimento e partilha de boas práticas urbanas URBACT abriu, no passado mês de Fevereiro, um período de consulta para as cidades e seus representantes, com o objectivo de definir orientações para o período 2021-2027. A janela de participações encerra a 19 de Março.

Para ajudar a definir a programação para os próximos oito anos, o programa europeu URBACT está a convidar as cidades europeias, através dos seus funcionários, organizações representantes de municípios e gestores de fundos europeus, a responder a um questionário de análise. O objectivo da consulta é o de encontrar resposta para as necessidades dos centros urbanos europeus, “reunindo conhecimento sobre o interesse das cidades” e “compreendendo os próximos tópicos em destaque na Europa”.

Os contributos registados no âmbito do questionário devem auxiliar na definição da orientação do programa europeu, em matéria de boas práticas urbanas integradas, para o período compreendido entre 2021 e 2027, que marcará a sua quarta edição. O questionário pode ser preenchido até ao próximo dia 19 de Março.

O URBACT é um dos programas de cooperação territoriais da Europa, promovendo a troca de conhecimentos e a transferência de boas práticas entre 550 cidades de 30 países e apresenta como objectivo fundamental o reforço da política de coesão europeia. O programa, que agora se prepara para entrar na sua quarta edição, é financiado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).