Foi “de coração partido” que a organização da Urban Future Global Conference (UFGC) anunciou, esta sexta-feira, o cancelamento da sua edição de 2020, agendada para os dias 1 a 3 de Abril, em Lisboa. O cancelamento resulta da situação mundial provocada pelo novo coronavírus, sendo que a organização optou por seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, assim, evitar os riscos de um evento tão grande e com participantes vindos de vários países do mundo. O encontro promete voltar “maior do que nunca” no próximo ano, nos dias 19 e 21 de Maio, tendo local marcado para Roterdão, na Holanda.

Numa carta oficial, o CEO e co-fundador da UFGC, Gerald Babel-Sutter, e o vereador da câmara municipal de Lisboa José Sá Fernandes justificam a decisão, tomada conjuntamente nos últimos dois dias face ao clima de medo e preocupação provocado pela epidemia Covid-19. Para além disso, inúmeros parceiros e oradores foram orbigados a cancelar a sua presença em Lisboa devido a restrições de viagens impostas pelas entidades a que pertencem.

“Temos seguido de perto os desenvolvimentos e a rápida disseminação do vírus por toda a Europa, avaliando a situação com as autoridades de saúde portuguesas e tendo em conta as recomendações da OMS. Apesar de terem sido detectados poucos casos em Lisboa e da possibilidade de serem postas em práticas medidas preventivas antes e durante o evento, concluímos que não é possível receber um evento de tal magnitude internacional e com CityChangers vindos de 56 países sem colocar em risco a segurança de todos”, lê-se no documento.

A organização garante que vai agora procurar as “melhores alternativas possíveis” para compensar o desfecho, estando já prevista uma série de sessões digitais com os oradores desta edição. O montante pago pelos bilhetes comprados para o encontro em Lisboa vai ser compensado com a entrada na edição de 2021 em Roterdão, avança a UFGC.

Recorde-se que esta seria a primeira vez que a UFGC iria ter lugar em Lisboa, depois de as cidades de Graz, Viena e Oslo terem acolhido a conferência noutros anos. O evento é um apelo à transformação nas cidades e inclui, nos seus programas, a participação de oradores de todo o mundo que lideram projectos com vista à melhoria dos espaços urbanos e das comunidades através da mudança – os chamados CityChangers. Em Lisboa, esperavam-se nomes como Mikael Colville-Andersen, Mario Raimondi ou Jennifer Keesmast, entre muitos mais. Em 2021, Roterdão é o palco escolhido para a UFGC, com data marcada para os dias 19 a 21 de Maio.

 

A revista Smart Cities é um dos media partners oficiais do UFGC20.