A Urban Future lançou, a 30 de Setembro, uma nova plataforma gratuita destinada a todos os agentes de transformação urbana empenhados em tornar as cidades sustentáveis. CityChangers.org é um resource hub on-line que compila experiências e conhecimentos de projectos de todo o mundo nas áreas da mobilidade e da construção sustentável e fornece recursos e ferramentas para desbloquear e acelerar a mudança em espaços urbanos.

A criação da nova plataforma surgiu da necessidade de ter um espaço capaz de agregar o know-how relevante em diferentes formatos (texto, infografia, vídeo, podcast, etc.) e acessível a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. CityChangers.org funciona também como uma global network, permitindo conectar especialistas, empreendedores, presidentes de câmara e outros agentes da transformação urbana sustentável interessados em fazer parte da mudança.

De momento, a plataforma dispõe de dois temas chave, “Mobility” (Mobilidade) e “Sustainable Buildings” (Edifícios Sustentáveis). Nestas secções, é possível aceder a conteúdos nas áreas de mobilidade, edifícios, construção, resíduos, descarbonização e acção climática. O conteúdo, focado em “como implementar”, contempla desde conselhos sobre como iniciar um processo de transformação – por exemplo, criar zonas livres de automóveis ou financiar telhados verdes -, até detalhes sobre como evitar erros já cometidos por outros CityChangers em projectos semelhantes.

citychangers competencias

De forma resumida, a plataforma integra ainda as secções “Inspiration” (Inspirações), onde são partilhadas histórias sobre cidades e pessoas que foram bem-sucedidas na mudança, “Skills” (Competências), cujo objectivo é munir os CityChangers das soft skills necessárias – incluindo através de skill sessions – para despertarem outros para a acção; “Research” (Pesquisa), com informação reunida durante mais de um ano a partir de relatórios de projectos e sujeita a um processo de curadoria, e “Community” (Comunidade), onde é possível conectar-se ao projecto (submeter um artigo, partilhar uma história, descobrir os próximos eventos) e à comunidade CityChangers (aceder ao perfil dos membros e contactá-los).

Com o intuito de proporcionar uma visão abrangente e em constante crescimento, a Urban Future anunciou, em comunicado, um alargamento do espectro temático da plataforma nos próximos meses. Como explica Gerald Babel-Sutter, CEO da Urban Future, citado no mesmo documento, o propósito da CityChangers.org é “fornecer um palco global para a troca de experiências entre aqueles que estão na frente do processo de mudar as cidades”, experiências essas que são “críticas para aumentar a velocidade da transformação”.

A comunidade da Urban Future, cuja conferência em Lisboa foi cancelada no ano passado devido à pandemia, conta com mais de 30 mil CityChangers e mais de 300 organizações.