O festival internacional CineEco vai voltar às salas, que vão exibir o melhor da sétima arte dedicada à temática ambiental, em Seia, na Serra da Estrela. Durante oito dias, de 10 a 18 de outubro, haverá ciclos de cinema, concertos, workshops e exposições, num evento de entrada gratuita. 

É a 30ª. edição, que acontece sem interrupções desde 1995. O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela vai apresentar 64 obras cinematográficas de 27 países, depois de uma seleção dos cerca de 1500 filmes submetidos à competição. 

Os desafios enfrentados pelo planeta, habitats e espécies serviram de inspiração a muitas das criações apresentadas (longas, médias e curta-metragens). Entre as temáticas abordadas então as comunidades indígenas, os problemas ecológicos dos grandes centros urbanos ou a resistência de agricultores em defesa da terra. 

A mostra internacional é composta por 36 filmes, que representam os cinco continentes, e retratam problemas dos vários cantos do mundo, como Alasca, Nova Zelândia, México, Estados Unidos e vários países europeus. 

Filmes que inspiram a mudança

Um dos documentários que estará em exibição irá levar os telespectadores até Vinca, nos arredores de Belgrado, transformada num dos maiores aterros sanitários da Europa. O melhor documentário do Festival de Sarajevo 2023, Bottlemen, do sérvio Nemanja Vojinovic, faz parte da seleção oficial internacional. 

Outro filme em destaque é Fauna, do espanhol Pau Faus. A obra cinematográfica, premiada nos festivais de Toulouse e Guadalajara 2023, retrata a história de um velho pastor que vive ao lado de um laboratório de alta tecnologia para experimentação animal.   

Na seleção de longas-metragens em língua portuguesa, destaca-se a estreia de Margarida Gramado com Lindo, que aborda o equilíbrio entre o homem e a natureza na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe. 

O Melhor dos Mundos, uma longa metragem de ficção de Rita Nunes, explora a probabilidade muito elevada de, à semelhança de 1755, um grande terremoto atingir Lisboa. 

Único festival de cinema ambiental em Portugal

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental e é um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo, segundo revela a organização. 

Fundado por um grupo de senenses apaixonados pelo cinema e pela serra da Estrela, em 1995, o CineEco foi pioneiro na sensibilização para as questões ambientais. Passados 29 anos, o festival, que anualmente se realiza em outubro, mantém a sua identidade, agora com maior reconhecimento e projeção internacional, no centro da mudança de comportamentos, incentivando a reflexão e a ação em prol do ambiente.

A 30.ª edição será uma homenagem às pessoas de Seia e à sua ligação especial à natureza, destacada pela organização na comunicação do festival, onde são apresentados 30 rostos locais para representar essa comunhão.

O evento, de entrada gratuita, além dos vários ciclos de cinema, inclui atividades paralelas, como conferências, concertos, workshops, exposições, que contribuem para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

O CineEco é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda com a revista Smart Cities como parceria de media, a Lipor como patrocinador principal e com o apoio financeiro da DGArtes. A curadoria é de Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves.

Fotografia de destaque: © CineEco