O 60º aniversário dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), celebrado no passado dia 24 de Fevereiro, trouxe uma novidade à cidade: um sistema público de bicicletas partilhadas, de acesso gratuito para detentores de vários títulos de transporte dos TCB. São as TCBikes.
Para Carlos Humberto de Carvalho, presidente da câmara municipal do Barreiro, a cidade está “a entrar num patamar diferente”, fazendo notar a vontade desta de apresentar “um serviço de transportes e mobilidade”, passando agora a integrar bicicletas na rede de transportes públicos. O novo serviço de bicicletas partilhadas, agora inaugurado, oferece dez bicicletas eléctricas, que se encontram distribuídas por duas estações de recolha e entrega, contando cada uma destas com lugar para dez velocípedes. As duas estações podem ser encontradas no Parque Catarina Eufémia, no centro do Barreiro, e no terminal rodo-ferro-fluvial da cidade.
As TCBikes estão à disposição, entre as oito da manhã e as dez da noite, dos detentores dos passes TCB 30 dias, TCB 30 dias 4_18/Sub23, TCB 3ª idade e TCB Jovem. A utilização gratuita das bicicletas está limitada a uma hora de uso diária, que não necessita de ser seguida, desde que a bicicleta seja depositada numa das docas existentes. Todas as bicicletas estão equipadas com GPS, sendo que quem utiliza o serviço concorda com a monitorização das viagens efectuadas. A utilização das bicicletas para lá dos limites do concelho do Barreiro não é permitida. Para usufruir do sistema, o utilizador terá de deslocar-se ao Espaço Mobilidade ou ao posto do terminal de transportes, para concordar com os termos de responsabilidade de uso das bicicletas.

A sessão comemorativa do aniversário dos TCB, durante a qual foi apresentado o sistema de bicicletas partilhadas, contou com a presença do secretário de estado adjunto e do ambiente, José Mendes, do presidente da câmara municipal do Barreiro e do vereador responsável pelos transportes, Rui Lopo, que anunciou a submissão de uma candidatura para a comparticipação da aquisição de 60 novas viaturas, que, disse, “melhorarão o funcionamento da cidade e o serviço público de transportes que prestamos”. O processo de renovação da frota decorrerá até meados de 2019.
Na cerimónia, que decorreu no auditório da biblioteca municipal do Barreiro, o secretário de estado realçou os mais de 9 milhões de passageiros transportados pelos TCB e Carlos Humberto de Carvalho defendeu a necessidade de criação de “um passe social que integre toda a região de Lisboa”. No final, os presentes foram convidados a inaugurarem as TCBikes, com um passeio pelo local.