O primeiro Sistema de Depósito e Incentivo (SDI) do país a contemplar a recolha de embalagens de cartão de bebidas foi instalado no Mercado Municipal de Bragança no dia 1 de Abril. O projecto, Recicle e Ganhe, visa impulsionar a reciclagem e o comércio local, atribuindo aos cidadãos um voucher por cada depósito.
O município de Bragança, em conjunto com a Tetra Pak e da Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, está a promover a iniciativa Recicle e Ganhe. Trata-se de um projecto que procura incentivar os cidadãos a devolverem embalagens para reciclagem, em condições específicas, através da implantação de um SDI. Este sistema, materializado numa máquina própria disponível no Mercado Municipal de Bragança desde o dia 1 de Abril, é o primeiro do país a integrar embalagens de cartão para alimentos.
“Estes projectos piloto são cruciais para se entender melhor quais os sistemas de recolha mais eficazes. Avançámos para este projecto de forma a entendermos melhor a percepção e participação do consumidor neste tipo de sistemas de recolha, bem como entender a performance das máquinas no que diz respeito à recolha das embalagens de cartão para bebidas”, refere Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria.
Além dos pacotes de cartão, onde se incluem pacotes de leite, de sumo, de natas ou de molhos, são também aceites para recolha, pelo SDI, garrafas de plástico e latas de metal não reutilizáveis. Em contrapartida, por cada embalagem usada depositada, o cidadão recebe um voucher no valor de 2 ou 5 cêntimos, consoante a capacidade da embalagem ser de até 0,5 litros ou superior, respectivamente.
Estes vales, por sua vez, podem ser acumulados e descontados nos estabelecimentos comerciais aderentes do Mercado Municipal de Bragança, não havendo um valor mínimo de compra, nem um valor máximo de desconto. O consórcio espera, assim, associar à questão da reciclagem a dinamização do comércio local, fidelizando clientes regulares e cativando novos consumidores.
Nesta primeira fase do Recicle e Ganhe, a decorrer até dia 1 de Abril de 2023, todos os materiais depositados no âmbito deste SDI serão recolhidos e encaminhados para a reciclagem pela Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste.
Recorde-se que, em Cascais, decorre, desde Janeiro de 2021, um projecto semelhante mas que visa incentivar a reciclagem de embalagens de bebidas de plástico, vidro ou latas. O iREC – Inovar a Reciclagem é promovido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova SBE e contempla 15 máquinas de depósito, distribuídas pelo concelho, com a vista a incentivar os munícipes a devolverem as suas embalagens recebendo, em retorno, pontos na aplicação CityPoints que podem ser trocados por produtos sustentáveis.