A cidade de Braga está na corrida ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade, um galardão atribuído às autoridades locais que melhor promoveram a mobilidade sustentável durante a edição de 2024 desta iniciativa, realizada entre 16 e 22 de setembro do ano passado.
O município português vai disputar o título com as cidades de Bolonha, em Itália, e de Leipzig, na Alemanha. As três finalistas foram selecionadas por um painel independente de peritos, entre 75 candidaturas de diversos países da Europa.
De acordo com a Comissão Europeia (CE), que organiza o prémio, Braga destacou-se por “um conjunto diversificado de atividades, muitas das quais cocriadas com os residentes locais”, bem como pela “forte ênfase ao aumento da capacidade dos políticos e dos técnicos de mobilidade urbana para implementar mudanças”. Além disto, “outras atividades notáveis incluíram a expansão das ciclovias urbanas, vários projetos de mobilidade escolar e a transformação da Rua Dom Pedro V num espaço público partilhado”, escreve a CE em comunicado.
Já a autarquia minhota lembrou que, “à semelhança dos anos anteriores, o programa integrou um conjunto diversificado de atividades orientadas para a promoção dos modos alternativos de deslocação, para a mudança de comportamentos e para o papel da rua enquanto espaço público multifuncional”. Um passeio noturno de bicicletas, um passeio intermodal e as “Campanhas de Transporte e Cidadania” foram algumas das atividades desenvolvidas pela cidade.
Quanto às concorrentes de Braga, a finalista italiana destacou-se pela iniciativa Bolonha 30, através da qual 70% das estradas da cidade foram permanentemente transformadas em zonas de 30 km/h. Já Leipzig organizou “um dia sem carros particularmente impressionante, fechando a circular rodoviária do centro da cidade, por 12 horas, para realizar atividades que contaram com a participação de cerca de 25 mil pessoas”.
A cidade vencedora será anunciada no dia 27 de março durante uma cerimónia realizada em Bruxelas, na Bélgica. Durante o evento será, igualmente, conhecido o vencedor do Prémio Mobility Action, que distingue ações promovidas ao longo do ano por ONGs, empresas, organizações da sociedade civil, grupos de cidadãos, escolas ou administrações locais. Neste caso, os finalistas são uma associação espanhola que promoveu a inclusão no espaço público, a Associação para o Desenvolvimento Intercomunitário dos Transportes Públicos de Bucareste-Ilfov, na Roménia, e uma campanha de promoção da mobilidade ativa na Chéquia.
Recorde-se que Braga já ganhou o Prémio Semana Europeia da Mobilidade em 2022, enquanto a Amadora esteve entre as finalistas da edição de 2023 e 2021.
Fotografia de destaque: © CM Braga