A primeira edição do Norte Surf Fest, que decorre entre os dias 27 e 29 de setembro, no Porto, vai trazer a debate temas como a sustentabilidade, inovação ou tecnologia. Para além das competições de escolas de surf, o programa inclui conversas com especialistas nacionais e internacionais.
O objetivo não será apenas pegar na prancha e surfar as melhores ondas das praias do Porto e Matosinhos. O evento vai proporcionar conversas com especialistas nacionais e internacionais, que vão abordar temas como a sustentabilidade, inovação ou tecnologia. Às mesas redondas somam-se, claro, as competições de escolas de surf e ações educativas sobre segurança e salvamento.
O evento, que conta com o apoio do município do Porto, “abrange três áreas fundamentais e estratégicas para as cidades: o desporto e o turismo”, segundo é possível ler no site de notícias ‘Porto.’. Para além da prática desportiva, o evento assume a aposta na componente ambiental.
O CEiiA, o centro de engenharia e desenvolvimento sediado em Matosinhos, será o parceiro oficial de Inovação e Tecnologia, e irá proporcionar uma apresentação nas Surf Talks, sob o tema “As pessoas, os oceanos e a qualidade de vida: a ciência e tecnologia que nos liga a um mundo melhor”.
Recorde do Guinness
O Norte Surf Fest quer fazer história, ao juntar 500 surfistas, em simultâneo, numa onda entre a Praia Internacional do Porto e a Praia de Matosinhos, e assim bater o recorde mundial de surfistas a surfar a mesma onda.
O recorde do Guinness pertence à África do Sul que conseguiu juntar 110 surfistas em simultâneo numa onda. O objetivo é, para César Navio, “fundamental, porque vai estabelecer uma nova marca, que vai ficar registada internacionalmente, o que vai atrair pessoas de todo o mundo. Este facto é importante para o turismo, tem impacto na hotelaria e na restauração”, afirmou o administrador da Ágora durante a apresentação do festival.
Promovido pela Associação de Escolas de Surf de Portugal, o evento conta ainda com o apoio do Turismo de Portugal, o Turismo Porto e Norte e a autarquia de Matosinhos.
Fotografia de destaque: © Shutterstock