Apostar em planos de desenvolvimento orientados pelo trânsito é a missão da nova rede de cidades lançada pelo grupo C40. Com o apoio da Ford Foundation, a C40 Transit Oriented Development Network quer juntar cidades “compactas e conectadas” para a troca e partilha de boas práticas, ferramentas e competências técnicas necessárias para reverter a expansão urbana e a dependência das viagens em veículo próprio.
Redução das emissões de carbono, dos congestionamentos de tráfego e da poluição atmosférica, assim como o aumento da prosperidade económica, estabelecendo uma ligação entre o lado habitacional das cidades e as oportunidades económicas e de emprego, são os resultados esperados.
De acordo com o C40, a criação desta rede e o seu objectivo vão ao encontro de uma das conclusões chave do relatório recente “Better Growth Better Climate”, feito pelo New Climate Economy, que revela que o crescimento económico e a acção climática são princípios complementares.
O trabalho do grupo vai começar imediatamente com as cidades que fazem parte do C40, no sentido de proporcionar políticas facilitadoras de trânsito que reforcem, ao mesmo tempo, oportunidades económicas para os residentes.
“Cidades compactas com sistemas públicos de trânsito fortes diminuem a dependência nos veículos de passageiros motorizados, com impactos positivos na qualidade de vida e oportunidades económicas para os cidadãos urbanos”, explicou Eduardo Paes, presidente do C40 e prefeito do Rio de Janeiro (Brasil), que agradeceu o apoio da Ford Foundation à iniciativa. “Estamos a testemunhar resultados concretos no desenvolvimento orientado para o tráfego aqui no Rio com a integração exemplar do sistema Transbrasil BRT nas comunidades a que vai servir”, acrescentou.
O C40 é uma rede de cidades de todo o mundo que se comprometeram a levar a cabo acções com vista a uma abordagem sustentável às alterações climáticas.