Oito espaços verdes portugueses foram reconhecidos com o Green Flag Award, um galardão internacional que premeia a gestão e as boas práticas de parques e jardins de todo o mundo. Este ano, a Keep Britain Tidy (ONG britânica responsável pela iniciativa) distinguiu mais de 2400 espaços de 18 países, mas a grande maioria (2227) está localizada no Reino Unido. No resto da Europa, foram eleitos 54 parques e jardins de 10 países e Portugal é dos que tem mais eleitos, todos em cidades do Norte.
No Porto, foram escolhidos quatro: o Parque da Cidade, o Jardim Botânico, os jardins do Palácio de Cristal e o Jardim do Passeio Alegre. Para poderem hastear a Bandeira Verde tiverem de corresponder a diversos indicadores de qualidade, como a limpeza, a segurança, a manutenção e a conservação da biodiversidade, mas também o envolvimento da comunidade, a paisagem ou os elementos culturais. O Jardim do Passeio Alegre acumula ainda o título de Green Heritage Site, uma acreditação concedida aos espaços verdes que conseguem conciliar as características históricas com diversos critérios de manutenção.
A primeira distinção de parques portuenses remonta a 2019, ano em que foi atribuída ao Jardim Botânico, ao Jardim do Passeio Alegre e ao Parque da Cidade. Os jardins municipais do Palácio de Cristal foram nomeados pela primeira vez em 2023.
Este ano a lista conta com mais dois espaços do distrito do Porto, ambos repetentes e geridos pela LIPOR. Um deles é o Parque Aventura & Trilho Ecológico, situado em Ermesinde (concelho de Valongo) e Baguim do Monte (Gondomar) nos terrenos antes ocupados por um aterro sanitário. A este juntam-se os jardins da Casa do Corim, pertencente ao município da Maia, que se estreiam no Green Flag Award.
Já no Minho, a cidade de Guimarães conta com mais dois locais: o Parque da Cidade, que renovou o prémio atribuído nos últimos três anos, e o Jardim do Monte Latito, escolhido pela primeira vez no ano passado.
Atribuído desde 1997, o Green Flag Award segue um programa de acreditação internacional gerido pela Keep Britain Tidy, sob licença do Governo do Reino Unido. Para Carl McClean, responsável pela distinção, as escolhas deste ano refletem “o trabalho árduo feito por voluntários e funcionários que trabalham durante todo o ano para cuidar destes valiosos parques e espaços verdes”.
Fotografia de destaque: Shutterstock