Lançado pela ADENE – Agência para a Energia, o portal H2Design aproveita o dia mundial da água para convidar todos os cidadãos a contribuírem com as suas ideias.

No dia em que se celebra a água, o projecto H2Design está a convidar todos os interessados a participar no desenho de novas abordagens de eficiência hídrica. Entidades de administração central e local, entidades gestoras de serviços de água, universidades e cidadãos – todos estão convidados a integrar o desenho participado de soluções inovadoras para a gestão da água nos edifícios.

A plataforma, em funcionamento desde 2018, já permitiu identificar várias necessidades, entre as quais estão o conhecimento do desempenho hídrico de um edifício ao longo da sua vida, a introdução de sistemas de reutilização de água e aproveitamento de águas pluviais, ou “a melhoria da relação das pessoas com a água” e a indução da mudança de comportamentos.

Através da resposta a algumas questões, o portal convida à participação de todos no desenho e na concretização de medidas de promoção de eficiência energética nos edifícios. Os stakeholders e utilizadores de água em edifícios residenciais, de comércio e serviços integram assim a geração de ideias e a sua posterior implementação. Actualmente, o projecto tem em desenvolvimento protótipos de algumas das soluções desenvolvidas até ao momento.

Lançada pela ADENE, o H2Design conta com o envolvimento de um conjunto alargado de entidades, como a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, o Grupo Águas de Portugal (AdP), o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a EPAL, a câmara municipal de Lisboa, a DECO Proteste ou a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.