A Philips Lighting e a Vodafone uniram-se numa parceira global para a área da Internet of Things (IoT). As duas empresas vão trabalhar para fornecer às cidades sistemas de iluminação pública mais eficientes e conectados de forma wireless.

No âmbito do acordo fechado no início desta semana, o sistema da Philips para iluminação pública CityTouch – um sistema de gestão de iluminação end-to-end que integra dispositivos conectados e serviços especializados para transformar as operações de iluminação das cidades – vai usar a rede machine-to-machine (M2M) da Vodafone, conectando os pontos de iluminação entre si e instalando um cartão Vodafone M2M SIM em cada um. A solução vai permitir que os serviços de gestão municipal possam monitorizar e gerir o sistema, enquanto as operações de verificação de desempenho, identificação de anomalias e de controlo dos pontos de iluminação passam a poder ser feitas remotamente.

Nesta parceria, as cidades vão poder criar uma infra-estrutura escalável e que pode servir de suporte a outras aplicações inteligentes no futuro.

“A iluminação desempenha um papel central na cidade inteligente. O nosso acordo com a Philips vai ver esta tecnologia a transformar cidades por todo o mundo, assente na inovação, tecnologia e redes da Vodafone, líderes a nível global”, exclamou Erik Brenneis, director do Vodafone M2M.

“Pouco menos de 12% da iluminação de rua de todo o mundo é LED e menos de 2% está conectada. Estamos no começo de uma nova era, na qual vamos ver a iluminação altamente eficiente do ponto de vista energético se tornar a espinha dorsal de grande parte das cidades inteligentes. A conectividade sem fios, robusta e confiável vai tornar isto possível, ligando postes de iluminação com sensores, dispositivos e sistemas de gestão. Ao tornarmo-nos parceiros da Vodafone, podemos trabalhar em conjunto para levar a luz para lá da iluminação, ajudando a tornar as cidades mais eficientes, mais habitáveis e dando às pessoas um sentimento de segurança maior”, afirmou Bill Bien, SVP, Head of Strategy and Marketing da Philips Lighting.

Para além de possibilitar a utilização dos pontos de iluminação para outras utilizações conectadas, de acordo com a Philips Lighting, o CityTouch permite ainda poupanças energéticas na ordem dos 30%, para além dos 40% habitualmente conseguidos com a substituição das luminárias tradicionais por LED, e uma redução dos custos e tempos para manutenção.