As sete cidades norte-americanas finalistas do Smart City Challenge já são conhecidas. Na corrida a esta iniciativa, lançada pelo Departamento dos Transportes dos Estados Unidos, estão Austin, Columbus, Denver, Kansas, Pittsburgh, Portland e São Francisco. O anúncio foi feito, pelo secretário para os Transportes norte-americano, durante a conferência South by Southwest.

40 milhões de dólares é o prémio que será atribuído à cidade vencedora, a ser revelada em Junho, com os objectivos de a ajudar a definir o conceito de smart city e de que esta se torne na “primeira cidade dos Estados Unidos a integrar plenamente tecnologias inovadoras, como carros autónomos, veículos conectados e sensores inteligentes na sua rede de transportes”.

Nesta segunda fase da competição, as sete finalistas irão receber uma bolsa no valor de 100 mil dólares para aprofundarem as suas propostas, isto depois de, na primeira fase, ter sido exigida uma “visão de elevado nível”. A grande vencedora será escolhida, agora, com base na sua “capacidade de pensar em grande e de fornecer um roadmap detalhado da forma como vai integrar tecnologias inovadoras para prototipar o futuro dos transportes na sua cidade”, contando com o apoio para a criação de parcerias e assistência técnica do Departamento dos Transportes.

As cidades norte-americanas responderam em massa a este repto, tendo sido recebidas, no total, 78 candidaturas, o que levou a uma mudança de planos. “Seleccionámos sete finalistas em vez de cinco, dado o potencial fantástico apresentado por essas cidades para uma transformação no futuro da mobilidade urbana”, adiantou Anthony Foxx, secretário para os Transportes dos Estados Unidos. “O nível de entusiasmo e energia que o Smart City Challenge criou em torno do país excedeu em larga medida as nossas expectativas”, reconheceu o governante.

Um dos apoios recebidos, desde logo, veio da parte da Vulcano Inc. de Paul G. Allen, parceiro filantrópico da iniciativa, que expressou a intenção de premiar com dez milhões de euros a cidade vencedora, com o intuito de apoiar o desenvolvimento de veículos eléctricos e outras estratégias de redução de emissão de carbono.

“A criatividade e a determinação dos candidatos na criação de um futuro mais verde representa o melhor da inovação americana. É este tipo de crença no poder das novas ideias que guia o empenho da Vulcan Inc. em resolver alguns dos maiores desafios a nível mundial”, refere Barbara Bennett, presidente da Vulcan Inc. “Esperamos catalisar uma transformação no sector dos transportes em todo o país que conduza drasticamente a uma diminuição das emissões desta que é uma fonte poderosa de poluição de carbono”, acrescenta.

Além da Vulcano Inc., a competição conta com o apoio de outros parceiros, entre os quais estão a Mobileye, Autodesk ou NXP. Juntamente com o anúncio das sete finalistas, Anthony Foxx adiantou também que vai contar com a colaboração da Amazon Web Services.

Lançado em Dezembro de 2015, o Smart City Challenge procura responder às tendências verificadas na proposta de relatório “Beyond Traffic”, divulgado no ano passado, que revela que a infra-estrutura de transportes dos Estados Unidos está envelhecida e que não está equipada para responder ao crescimento exponencial da população em regiões por todo o país. Além disso, alerta também para a necessidade de aumentar as opções de mobilidade em mega regiões desenvolvidas, especificamente em cidades de média dimensão.