Inovação e hidrogénio são os temas que vão estar, no próximo dia 29 de Maio, em debate na biblioteca municipal António Cartaxo da Fonseca em Tomar. O evento “I Hydrogen Innovation Festival” acontece por ocasião do dia Mundial da Energia e no contexto de preocupação da região com a procura de fontes de abastecimento energético cujo impacto seja positivo ao nível da sustentabilidade, ambiente, emprego, desenvolvimento regional e climaticamente neutro.
O encontro é organizado pela Médio Tejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul. Em cima da mesa estarão questões como: como é obtido o hidrogénio e que processos e infra-estruturas são necessários? Como resolver questões de armazenamento e sua relação com a autonomia dos veículos? Como posicionar Portugal na “economia do hidrogénio”? Quais as principais aplicações de hidrogénio e quais as indústrias envolvidas?
Em Novembro passado, a região do Médio Tejo assinou um memorando de entendimento com a FCH – JU (Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking), entidade que apoia actividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração nas tecnologias de pilhas de combustível e hidrogénio na Europa. O objectivo passa por acelerar a introdução destas tecnologias no mercado, avaliando o seu contributo para um sistema energético de baixo carbono.
Os oradores e coordenadores de projectos desenvolvidos no âmbito da FCH-JU estarão on-line e apresentarão os resultados dos estudos desenvolvidos, boas práticas e dificuldades relacionadas com os projectos em causa.
O programa completo pode ser consultado aqui e as inscrições através do email geral@mediotejo21.net ou 241105760