Uma “batalha” dirigida a start-ups e empreendedores com projectos para as áreas da mobilidade sustentável e serviços financeiros. O concurso Startup Battlefield, lançado em Portugal pelo Volkswagen Financial Services (VWFS), vai levar as três equipas vencedoras à edição deste ano do Web Summit.

A iniciativa, com início marcado para 12 de Outubro, vai permitir que 15 projectos inovadores compitam pelos lugares cimeiros. Para isso, terão de apresentar ideias disruptivas que respondam, de forma sustentável, às necessidades de mobilidade dos cidadãos, de gestão de frotas de clientes empresariais, ou de optimização da logística nas cidades. Um dos objectivos será encontrar soluções que permitam, às empresas, melhorar a gestão das suas frotas automóveis, assim como facilitar a transição de veículos atribuídos individualmente a funcionários para serviços de mobilidade mais eficientes.

Como prémio, os três melhores classificados terão direito a um espaço de exibição na conferência de tecnologia Web Summit, que, uma vez mais, vai realizar-se na cidade de Lisboa, no próximo mês de Novembro. Para além disso, ganham, respectivamente, um prémio monetário no valor de 2500, 1500 e 1000 euros, sendo que o grande vencedor conquista, adicionalmente, três meses de incubação no Volkswagen Financial Services, no espaço Second Home Hub, em Lisboa.

No dia 12 de outubro, o Estúdio Time Out, em Lisboa, será o palco para as apresentações dos 15 projectos seleccionados por um júri composto por, entre outros, Óscar Moreno e Luís Schunk, ambos country managers do VWFS Portugal, Ricardo Lima, conselheiro para start-ups do Web Summit, Álvaro Nogueiras, CEO do Tradiio, e Paulo Rosado, CEO da OutSystems.

As candidaturas para o concurso estão abertas até ao próximo dia 5 de Outubro. Os interessados em participar devem efectuar o seu registo no sítio web da iniciativa, explicando a ideia, projecto, ou negócio, e os seus pontos fortes.