O Greenfest mudou de cara. Com uma imagem renovada, a 10ª edição do evento vai realizar-se entre os dias 28 de Setembro e 1 de Outubro e terá, uma vez mais, lugar no Centro de Congressos do Estoril (CCE). Para além das habituais conferências, que reúnem oradores nacionais e internacionais, vai ser possível testar automóveis eléctricos, visitar um mercado de produtos biológicos e participar em workshops de apicultura e compostagem.

Os dez anos do Greenfest estão já a ser celebrados com um rebranding da marca. A identidade visual está diferente, baseada na economia circular, e o evento apresenta agora a assinatura “Sharing a Better World”.

Segundo a organização, este ano, o “maior evento em Portugal dedicado à Sustentabilidade” espera reunir 20 mil pessoas ao longo dos seus quatros dias de duração. Como oradores, vão apresentar-se nomes como Safia Minney, empreendedora social britânica e fundadora da marca de moda sustentável e de comércio justo People Tree, e o actual presidente da Fundação La Caixa e ex-presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva.

Quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 deste mês, vão contar com uma programação repleta de conferências. A edição deste ano do Greenfest vai arrancar com a conferência “O papel dos cidadãos e empresas na execução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030”, sendo que, ao longo destes dois dias realizar-se-ão outros debates e conferências, tais como “Blue Economy, Quando o Verde se veste de Azul”, um debate alargado sobre a economia azul, a incidir sobre o alargamento da plataforma continental portuguesa, e “Sustentabilidade@ISCTE-IUL”, onde serão apresentadas propostas de alunos daquela instituição de ensino superior, assim como projectos de melhoria da eficiência energética do campus, de mobilidade partilhada e de reciclagem de beatas.

O evento vai, ainda, destacar os exemplos da Holanda e da Suécia na área da sustentabilidade, estando prevista a presença dos embaixadores daqueles dois países na conferência de abertura.

Os dias que se seguem, de fim-de-semana, serão preenchidos por actividades orientadas para as famílias, quer no interior do centro de congressos quer no exterior deste. Uma das novidades apresentadas pela 10ª edição do Greenfest, é o facto de, pela primeira vez, os expositores do evento ocuparem os jardins do casino do Estoril, adjacentes ao CCE, até à Avenida Marginal.

Na edição do ano passado, o Greenfest contou com a presença de cerca de 200 empresas, 25 organizações não governamentais, 20 instituições de ensino superior, 1500 estudantes e mais de 20 mil participantes.

O programa completo pode ser consultado aqui.