As candidaturas para a pós-graduação em Smart Cities, da Nova Information Management School (NOVA IMS), estão abertas até ao próximo dia 3 de Agosto. Este ano, os trabalhos finais do curso orientado para quem procura adquirir competências na área de sistemas de informação aplicados consistiram no desenvolvimento de propostas apresentadas ao concelho de Mafra.

Com duração de dois semestres lectivos, o curso destina-se aos interessados em participar activamente no processo de criação de sistemas de informação, no contexto da analítica urbana, tirando, para isso, partido da inovação associada aos processos de participação cidadã, dos dados abertos, da computação móvel e da Internet das Coisas (IoT). As aulas, com início marcado para Setembro, decorrem em regime pós-laboral, entre duas a três vezes por semana.

Desenvolver soluções de recolha, processamento e análise de dados das cidades é uma das competências chave que o currículo da pós-graduação propõe. Entre as nove unidades curriculares que integram o plano de estudos para o ano lectivo de 2018-2019, contam-se “Cidades Sustentáveis”, “Computação Móvel e Ubíqua”, “Geographic Information Systems” (SIG) ou “Urban Analytics”.

No presente ano, os trabalhos finais de curso consistiram num conjunto de propostas que foram apresentadas ao presidente daquele município.

As inscrições, que decorrem até ao dia 3 de Agosto, devem ser submetidas no Portal de Candidaturas da NOVA IMS.Mais informações sobre o curso, que conta com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses, podem ser consultadas no seu sítio web.