Promover o planeamento e desenho interdisciplinar do espaço público nas cidades é o objectivo da Sustainable Design Open Spaces in Lisbon, a escola de Verão que vai decorrer, em Julho, na capital portuguesa. Direccionada a estudantes, arquitectos, paisagistas, geógrafos, engenheiros e sociólogos, a iniciativa, que resulta de uma parceria entre ISCTE-IUL, Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), vai também incluir uma conferência internacional.

De 2 a 14 de Julho, a escola de Verão vai conceder duas semanas aos seus participantes para que, em modo de co-criação, discutam estratégias e desenvolvam soluções para fazer frente aos mais variados desafios urbanos nos espaços abertos das cidades. Convidando a pensar os espaços abertos nas cidades como uma oportunidade de reavaliar e dar nova forma ao ecossistema social urbano, o objectivo é fazer destas áreas espaços verdadeiramente abertos e ligados às cidades e às pessoas que lá habitam e fazem vida.

O evento – que é, ao mesmo tempo, escola e conferência – vai contar com palestras e masterclasses em cenário real e os projectos e laboratórios de desenho a desenvolver terão como foco o conhecimento tecnológico e a participação cidadã. Isto porque, refere a organização, os habitantes das urbes “devem ser os agentes de mudança na cidade contemporânea”, num ambiente que se quer “aberto, democrático e conectado”.

Inovação social digital, ecologia urbano e participação comunitária serão três dos pilares fundamentais da conferência internacional.

A Sustainable Design Open Spaces in Lisbon vai, ainda, olhar para o desenho do espaço público, destacando, nestes processos, o poder das parcerias concretizadas entre os sectores público e privado, assim como o peso das várias entidades locais na orientação do planeamento urbano e nos processos de tomada de decisão.

A Smart Cities é parceira da iniciativa, cuja sessão de abertura decorre no dia 2 de Julho. Os leitores da Smart Cities têm direito a um desconto de 20%, utilizando o código #SC2018. As inscrições, com descontos para estudantes, podem ser encontradas aqui.