Os 31 projectos finalistas aos Prémios City Climate Leadership foram anunciados quinta-feira. No total são 26 as cidades candidatas à segunda edição da competição, promovida pela Siemens e pelo Grupo Cities Climate Leadership (C40), que distingue as cidades no âmbito da acção climática e na liderança no que respeita à sustentabilidade urbana.
Na Europa, são finalistas projectos de cidades como Amesterdão, Barcelona, Londres, Malmö, Milão, Oslo, Estocolmo e Viena.
Los Angeles, Nova Orleães, Nova Iorque, Portland, Seattle, Vancouver e Washington DC são os representantes da América do Norte, enquanto Buenos Aires e Cidade do México são os “embaixadores” da América Latina.
No continente africano, apenas Joanesburgo é finalista, ao passo que Ásia e Oceânia, juntas, somam oito cidades concorrentes ao prémio final: Changwon, Daca, Jacarta, Melbourne, Seul, Shenzhen, Taipé e Yokohama.
Os finalistas estão a concorrer em dez categorias, estando as primeiras cinco (mobilidade urbana, gestão de resíduos, desenvolvimento económico e financeiro, medição do dióxido de carbono e planeamento, comunidades sustentáveis) reservadas só às cidades que pertencem ao grupo C40 e as restantes (energias renováveis, adaptação e resiliência, eficiência energética no ambiente urbanizado, qualidade do ar e, por último mas não menos importante, infra-estrutura inteligente da cidade) disponíveis também para as 120 cidades presentes no “Green City Index”, da Siemens.
A decisão final vai ser tomada por um júri composto por sete membros, onde se incluem antigos presidentes de câmara, arquitectos, representantes do Banco Mundial, do C40 e da Siemens.
Os vencedores serão anunciados no próximo dia 22 de Setembro, numa cerimónia que decorrerá em Nova Iorque. No evento, estarão presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente do Conselho do C40, Michael R. Bloomberg e, ainda, um dos membros do Conselho Administrativo da Siemens AG, Roland Busch.

De salientar que os projectos premiados, entre outros benefícios, vão ser apresentados na Crystal (Londres), considerada a maior exposição de cidades sustentáveis do mundo.
Mais pormenores sobre os projectos envolvidos podem ser conhecidos aqui.