A zona de Campanhã, no Porto, vai acolher um novo projecto europeu de aproximação entre a tecnologia e as pessoas. CommuniCity é o nome da iniciativa que vai experimentar cerca de uma centena de soluções com vista a melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

Depois do SyncroniCity, que resultou na app Explore.Porto e numa plataforma digital da cidade, o município do Porto volta a estar envolvido num projecto europeu de inovação digital, desta vez, na óptica da inclusão digital e da sustentabilidade. O CommuniCity quer fazer da zona de Campanhã um laboratório vivo de soluções que melhorem a qualidade de vida das comunidades locais, envolvendo-as num processo de co-criação e de aproximação às tecnologias.

Tendo como ponto de partida as necessidades das comunidades locais, o projecto tem como missão aumentar a inclusão e a sustentabilidade das áreas de intervenção, fornecendo, para isso, “soluções tecnológicas, digitais, sustentáveis e inovadoras com potencial de fazerem a diferença no seu quotidiano”, explica comunicado da câmara municipal do Porto. “O objectivo passa por aprofundar a fronteira da inovação orientada para a comunidade como um todo, de modo que o desenvolvimento e teste de soluções inovadoras sirvam melhor as necessidades da sociedade, com base nos valores europeus de justiça, equidade, inclusão e sustentabilidade”, esclarece a mesma fonte.

Identificada na estratégia municipal como uma área “prioritária no curto/médio prazo”, a zona de Campanhã será o palco do CommuniCity em terras lusas. Ali, serão testadas cerca de cem soluções inovadoras, em parceria não só com as cidades envolvidas e as comunidades locais, mas também com entidades de investigação e da indústria. Para isso, ao longo da duração do projecto, serão abertos concursos para a criação dessas soluções aos níveis local e europeu.

O projecto, que recebe o financiamento de cerca de 4,9 milhões de euros do programa Horizonte Europa, é coordenado pela Universidade de Amesterdão e envolve 12 parceiros de seis países europeus (Portugal, Países Baixos, Bélgica, Dinamarca, Itália e Espanha). No Porto, a iniciativa é levada a cabo pela Domus Social – Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, com coordenação da Associação Porto Digital, e contará, para as duas entidades, com uma fatia do financiamento total de cerca de 528 mil euros.

A iniciativa arrancou oficialmente no passado dia 1 de Setembro e decorre durante 36 meses. Em comunicado, a autarquia destaca o alinhamento desta iniciativa com o objectivo da Comissão Europeia de levar a transição digital a todos os cidadãos, enquadrando-se “igualmente na estratégia do município do Porto”, que conta já com uma experiência anterior semelhante, no âmbito do projecto SyncroniCity.

 

Fotografia de destaque: © Porto. Filipa Brito