­­Começou hoje, na cidade francesa de Lyon, a 40ª edição do salão Pollutec. O encontro internacional dedicado aos negócios no crescimento verde vai decorrer durante quatro dias, concentrando 14 sectores das áreas de ambiente e clima.  A luta contra o plástico, a economia circular e o mar e litoral são três temáticas fortes entre os expositores.

Com um espaço de exposição com 65 mil metros quadrados, o Pollutec reúne cerca de 2200 expositores franceses e internacionais que trazem a Lyon as suas mais recentes inovações nas áreas de gestão de resíduos, gestão de água, energia, qualidade do ar, odores e ruído, instrumentação, metrologia e análise, gestão de riscos, planeamento urbano e mobilidade, áreas e solos, biodiversidade e instituições, financiamento, investigação e formação. No total, estão presentes representantes de cerca de 130 países do mundo, com destaque para o Burkina Faso, país convidado de honra desta edição e que tem colocado as preocupações ambientais entre as suas prioridades.

Para além dos seis pavilhões de exposição, o salão tem também um programa de conferências sobre os temas fortes do evento. Pela primeira vez em 40 anos, a organização do salão inclui no programa a Semana Internacional para as Cidades e Territórios comprometidos com a Economia Circular, numa parceria com a metrópole de Lyon e que consistirá na apresentação de projectos concretos neste âmbito.

O Pollutec realiza-se a cada dois anos, alternando entre as cidades de Paris e Lyon. A edição de 2018 assinala os 40 anos da marca, que já afirmou o seu lugar entre os principais eventos mundiais ligados à inovação no sector do ambiente e crescimento verde.

 

A Smart Cities é media partner do salão Pollutec 2018. A jornalista viajou a convite da organização do evento.