De 1 a 8 de Junho, Guimarães vai ser palco de diversas iniciativas de sensibilização para as questões ambientais. Cinema, concertos, tertúlias, actividade física, o primeiro TEDx da cidade e workshops são algumas das propostas na agenda do Green Week 2017, apresentado como o “culminar” do processo de candidatura da cidade a Capital Verde Europeia 2020.

Com o objectivo de consciencializar para a sustentabilidade ambiental, esta semana conta com música, debates, exposições e várias outras iniciativas de âmbito cultural e artístico. E vai trazer estreias à cidade. Prova disso mesmo será a realização do primeiro evento TEDx de Guimarães, que terá lugar no Instituto de Design, no dia 3 de Junho. Sob o mote “Repensar, Reinventar, Reconquistar”, temas ligados à sustentabilidade, às tecnologias e à educação do ambiente deverão ter primazia, num evento que vai contar com apresentações de artistas, cientistas e intérpretes sociais.

Para além do primeiro TEDx realizado na cidade, outras iniciativas vão marcar a semana vimaranense. A Festa do Ambiente, nos dias 1 e 2 de Junho, vai juntar, no Multiusos de Guimarães, cerca de três mil crianças das escolas e jardins de infância da cidade, num conjunto alargado de actividades, de conferências a hortas pedagógicas e galerias. De 2 a 4 de Junho terá lugar o Eco-Fest, um festival ecológico com restauração, cinema infantil, teatro, hortas inclusivas e cerca de dez concertos. Os dias 4 e 5 vão marcar uma outra estreia. Será o primeiro LandArt, um evento que se pretende bienal, de reflexão da “Arte da Terra”, e que integrará uma conferência internacional.

O Green Week apresenta-se como uma oportunidade para integrar, nas iniciativas de sensibilização ambiental, diversas instituições e organizações de Guimarães, como associações, empresas, escolas e IPSS. O evento servirá, também, como pretexto para a apresentação do novo portal Guimarães Mais Verde, que funcionará como agregador de toda a informação ambiental do município.

Simultaneamente com o Green Week, vai decorrer uma reunião do comité externo de acompanhamento da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.