Palmela, Sesimbra e Setúbal vão ser palco de teste à European City Calculator, uma ferramenta de modelação prospectiva cujo objectivo é ajudar os municípios a adoptarem medidas que promovam a descarbonização. Trata-se de uma iniciativa no âmbito do projecto EUCityCalc, do qual a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida faz parte como única parceira portuguesa.

Actuando sob um princípio semelhante à European Calculator, que modela cenários a nível europeu e nacional a partir das emissões de gases com efeitos de estufa, a European City Calculator surge como uma adaptação à escala local. Em suma, é um instrumento que pretende fornecer aos municípios uma visão sectorial e auxiliá-los no planeamento e na implementação de roteiros e cenários detalhados para a transição climática.

Coordenado pela Energy Cities e financiado pelo Horizonte 2020, o projecto EUCityCalc irá testar esta ferramenta de modelação em dez municípios europeus de pequena e média dimensão, três dos quais portugueses. A par de Palmela, Sesimbra e Setúbal, irão também participar Riga (Letónia), Dijon Métropole (França), Mantova (Itália), Zdar (Chéquia), Koprivnica, Varazdin e Virovitica (Croácia).

Neste contexto, a ENA, enquanto parceira do consórcio europeu responsável pelo desenvolvimento do projecto, “irá mapear os parceiros locais potencialmente interessantes nos municípios-piloto, criar grupos de trabalho com especialistas em distintas áreas, implementar o processo de co-criação de cenários políticos e percursos de transição para a neutralidade climática nos municípios envolvidos e construir um guia para integrar estes percursos e cenários políticos nos SECAPs (Planos de Acção para a Sustentabilidade Energética e Climática)”.

 

Fotografia de destaque: © CM Palmela