Entre 8 de abril e 13 de maio, o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab – laboratório de inteligência urbana da NOVA IMS – promoveu um ciclo de conferências online para debater, semanalmente e de forma temática, os principais desafios e oportunidades no quadro da inteligência urbana e coesão territorial no combate à pandemia (saber mais).
Com base nos seis SMART PORTUGAL Webinars – Conversas digitais sobre inteligência urbana em tempo de pandemia realizados, foi agora apresentado um relatório com as principais conclusões dos Webinars.
Foi no contexto da pandemia da doença COVID-19 que o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, com o apoio da revista Smart Cities, lançou um conjunto de webinars semanais, com diferentes figuras da área da inteligência urbana, para debater a capacidade da inteligência urbana de ter um papel chave no combate à pandemia e de ser uma arma efetiva nas várias frentes de batalha. Para além das dimensões económicas e sociais, foram também abordadas questões como a privacidade e a utilização de dados pessoais.
António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu e coordenador da Secção “Cidades Inteligentes” da Associação Nacional de Municípios Portugueses, foi o participante residente destes encontros semanais virtuais, a quem, consoante o tema em debate, se juntaram outros convidados. A moderação das sessões esteve a cargo de Miguel de Castro Neto, coordenador do NOVA Cidade: Urban Analytics Lab e Subdiretor da NOVA Information Management School.
Estas conversas digitais ficaram agora registadas num relatório (ver aqui), onde se apresentam os dados recolhidos, disponível para consulta de qualquer interessado na matéria da inteligência urbana.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.