Uma nova ciclovia vai ligar Leiria à Marinha Grande, acompanhando o rio Lis até à foz. O projecto contempla um percurso de 25 quilómetros (km), ao longo do qual se pretende também implementar medidas para conservar e reabilitar a rede hidrográfica e valorizar os recursos naturais existentes. A obra vai custar cerca de 6,6 milhões de euros e será objecto de candidatura a fundos comunitários.
No município de Leiria, a nova ciclovia, aprovada em reunião de câmara a 28 de Dezembro, vai estender-se por 17,6 km e os restante sete na Marinha Grande. A execução do projecto vai envolver uma colaboração intermunicipal, com os custos repartidos entre os dois municípios. Desta forma, está previsto que o município de Leiria assuma a maior fatia do investimento, 4,6 milhões de euros.
Embora a promoção da mobilidade suave seja o objectivo central do projecto, cuja concretização está prevista no Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Leiria, não é o único. Isto porque a nova ciclovia do rio Lis prevê a implementação de medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas, “baseando-se em critérios de salvaguarda, promoção e valorização da biodiversidade”, refere comunicado da câmara municipal de Leiria.
Para esse efeito, o projecto vai recorrer a soluções técnicas de engenharia natural e plantações de vegetação autóctone, que permitirão estabelecer um “continuum naturale”, numa forma de corredor verde. Segundo o município de Leiria, estão ainda previstas a inclusão de mobiliário e a criação de onze portas de entrada na ciclovia.