A Alfândega do Porto recebe, nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2021, a primeira edição da conferência Eco-Cidades. Um evento dedicado ao estudo e debate da sustentabilidade e eficiência das cidades dos dias de hoje e do futuro.

A arquitectura sustentável ou como muitos lhe chamam a arquitectura verde ou ecoarquitectura, é a forma de conceber um projecto amigo do ambiente, procurando optimizar os recursos naturais e sistemas de edificação que minimizem o impacto ambiental sobre o meio ambiente e seus habitantes.

Este ciclo de conferências de arquitectura sustentável e eficiente tem como objetivo ampliar o debate sobre sustentabilidade para a vida das pessoas e o desenvolvimento das cidades. Além disso, pretende promover a procura de soluções e novas práticas sustentáveis e eficientes energicamente na concepção de projectos no século XXI.

É uma conferência dirigida a arquitectos, engenheiros, projectistas, promotores imobiliários, urbanistas e estudantes. É preciso reflectir sobre o que podemos fazer agora, sobre o papel dos projectos de arquitectura enquanto indutores de um processo de transformação social e ambiental, de forma a melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Ao longo dos dois dias da conferência passarão pelo palco da Eco-Cidades mais de uma dezena de especialistas para debater esta temática, entre os quais: Eng. Mário Alves; Eng. Paula Teles; Eng. Prof. Dr. Maria Manuela Almeida ; Prof. Vasco Freitas; Prof. Armando Silva Afonso; Arq. Ana Antunes; Arq. Aline Guerreiro; Eng. Ricardo Mateus; Arq. Patrícia Marchante; Eng. Helena Corvacho; Eng. Bento Adriano de Machado Aires e Aires; Prof.  Ana Velosa; Dr. Sérgio Carmo; Arq. Nuno Valentim; entre outros.

 

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.