A qualidade do ar está a ser monitorizada em diferentes locais do concelho de Azambuja. Através de uma Rede de Monitorização Ambiental e de uma plataforma digital que agrega os dados, o município pretende conhecer a realidade e sustentar estratégias a curto-médio prazo.

Um ano depois da implementação de uma Rede de Monitorização Ambiental, em Setembro de 2020, o município de Azambuja continua a dar seguimento ao projecto de monitorização da qualidade do ar em diferentes locais do concelho. Através de três estações de monitorização da qualidade do ar e de três estações meteorológicas, cujos locais de actuação vão sendo alterados semestralmente, a Rede recolhe dados e envia-os, em tempo real, para uma plataforma on-line. Estes dados são sujeitos a um processo de acreditação pela comparação com dados recolhidos semanalmente por uma unidade móvel de monitorização.

azambuja laboratorio movel

A plataforma, por sua vez, permite aos gestores da rede e a outros utilizadores com permissão aceder a dados sobre os níveis de ozono, dióxido de azoto, monóxido de carbono e de partículas PM10 e PM2,5, bem como sobre parâmetros de temperatura, humidade relativa, velocidade e direcção do vento, precipitação e radiação ultravioleta.

Além destes instrumentos, a iniciativa conta também com um laboratório móvel responsável pela calibração dos sensores utilizados nas estações, aquando das instalações em novos locais.

Num investimento de quase 55 mil euros neste projecto, o município assume como objectivo promover o bem-estar da população e orientar a acção futura do município em matéria ambiental num quadro de curto-médio prazo. No total, espera-se ser possível monitorizar 18 locais do município de Azambuja, abrangendo as setes freguesias.

No último relatório, datado de Setembro de 2021, marcando o primeiro ano dos três previstos para a iniciativa, verificou-se já que a qualidade do ar no concelho se situa nas classificações “Boa” e “Muito Boa” na maior parte do tempo. Um índice da qualidade do ar “Médio” ocorreu durante quatro dias na estação instalada no Parque Oficinal Municipal, sete dias no Centro Escolar de Alcoentre e também sete dias na estação do Centro de Educação Ambiental de Azambuja (EB de Aveiras de Baixo).

Durante os próximos seis meses, a monitorização estará a decorrer no Pátio Valverde, na Escola Básica Vale Aveiras e na Escola Básica de Manique do Intendente.