Já estão abertas as candidaturas para a primeira edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, promovido pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. O prémio, com nove categorias, destina-se a projectos apoiados em tecnologia que promovam cidades mais sustentáveis.
A Secção Cidades Saudáveis e Sustentáveis da APDC escolheu celebrar o Dia Mundial das Cidades, assinalado no dia 31 de Outubro, com o lançamento do Prémio Cidades e Territórios do Futuro. O objectivo desta distinção é reconhecer projectos, ideias e estratégias que, assentando numa base tecnológica, promovam a sustentabilidade da economia, sociedade e ambiente em contexto urbano.
A crescente pressão sobre as cidades, aliada ao contexto pandémico causado pela Covid-19 e à aceleração da digitalização, exige a criação de “cidades e regiões inteligentes, sustentáveis, seguras e resilientes”, diz o presidente da APDC, Rogério Carapuça, em comunicado. Esta necessidade, acrescenta, “torna inevitável a aposta crescente na inovação e em soluções tecnológicas disruptivas para responder aos desafios do presente e do futuro”.
Como tal, podem concorrer todas as entidades públicas ou privadas que actuem no universo municipal e que tenham acções pelo menos em fase de demonstração que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis. A vertente tecnológica – por exemplo, para optimizar recursos ou potenciar o planeamento, a entrega e o controlo de serviços urbanos – também é um dos requisitos.
No total, o prémio engloba nove categorias: Saúde e Bem-estar; Igualdade e Inclusão; Mobilidade e Logística; Colaboração Intergeracional; Relacionamento com o Cidadão e Participação; Desenvolvimento Económico; Economia Circular e Descarbonização; Qualificações; Experiência Pedestre e Hospitalidade.

As candidaturas são gratuitas e podem ser efectuadas on-line até dia 28 de Fevereiro de 2022. Posteriormente, as submissões serão avaliadas por categoria, sendo que cada uma terá um júri composto por representantes de empresas e organizações com conhecimentos específicos na área em questão. Os vencedores serão anunciados durante o 31.º Digital Business Congress da APDC, marcado para os dias 11 e 12 de Maio do próximo ano.
“No nosso país, já estão em desenvolvimento múltiplos projectos inovadores de inteligência urbana, que queremos destacar e dar a conhecer, mostrando como, a partir das várias regiões, com os seus recursos e a sua identidade, é possível fazer diferente”, sublinha Rogério Carapuça.