O Município de Castro Daire apresentou candidatura ao Fundo Ambiental, Programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha de seletiva de biorresíduos, em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões.
Este programa tem como objetivo aumentar a quantidade e a qualidade da recolha seletiva de biorresíduos e valorização dos mesmos. Assim, no âmbito deste financiamento, a autarquia através de diversas medidas que irá adotar, pretende promover boas práticas no tratamento de biorresíduos, sejam através da atribuição de compostores domésticos a famílias castrenses, sejam através da compostagem comunitária, acompanhada de formação específica.
Desta forma, e numa primeira fase, o Município pretende incentivar à recolha seletiva de biorresíduos na origem apostando na atribuição de 200 compostores domésticos de 300L e um contentor de recolha seletiva de orgânicos de forma gratuita, para que as famílias possam valorizar este tipo de resíduo desviando o mesmo do aterro e transformando-o em composto orgânico.
Os compostores domésticos e os contentores entregues serão gratuitos e, no momento da sua entrega, os munícipes receberão formação específica acerca da sua utilização, bem como um guia de apoio.
A sua atribuição pressupõe os seguintes critérios:
• ser residente no concelho de Castro Daire;
• possuir espaço exterior para colocação de compostor de 300L em quinta, horta, jardim ou terraço com espaço em terra.
Candidaturas até ao próximo dia 10 de setembro de 2023, através do preenchimento do formulário online.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.