CONTEÚDO PATROCINADO
Em funcionamento desde fevereiro, o centro de operações de Lagoa, no Algarve, está a ajudar a melhorar a resposta da autarquia aos problemas reportados pelos cidadãos, mas também a transformar o município num laboratório de experimentação.
Instalado no Parque Municipal de Feiras e Exposições, o Centro de Operações Smart City: Lagoa, no Algarve, está em pleno funcionamento desde fevereiro, representando uma forte aposta autárquica na gestão transparente e acessível a todos. Este tem como missão promover o desenvolvimento e produção de soluções urbanas inovadoras, de forma integrada, com vista à estruturação da oferta e sua valorização nos mercados nacionais e internacionais, e potenciar a participação das empresas da região no mercado das cidades inteligentes e afirmar a imagem do município de Lagoa como um espaço de conceção, produção e experimentação de produtos e serviços para as cidades inteligentes. Equipando o concelho com dispositivos inteligentes para a Internet das Coisas (IoT), pretende-se transformar Lagoa num “laboratório vivo” para as cidades do futuro, dotando assim o concelho com uma “infraestrutura de recolha de dados inovadores” com base nos dispositivos sensoriais IoT. A comprovar esse facto são os exemplos de cidadania ativa, exercidos pelos munícipes preocupados com a melhoria geral da qualidade de vida que tem vindo a aumentar de forma sustentada.

De uma forma global, o balanço é bastante positivo, com uma cadência diária de três a cinco ocorrências reportadas, totalizando cerca de 750 até ao momento. Uma vez que não existia qualquer experiência sobre este tipo de sistemas e das ferramentas adotadas, é todo um processo novo, criado inteiramente de raiz, que foi necessário transpor da teoria à prática, com todos os problemas inerentes.
Apesar do curto período de funcionamento, já se verificaram alguns imprevistos. Aquele que, talvez, melhor ilustra esta vertente do processo foi a receção de 96 ocorrências num curto espaço de tempo (algumas horas) de apenas um único cidadão. Este percorreu parte do concelho num sábado, dando-se ao trabalho de proceder ao levantamento de anomalias que detetou em Ferragudo, Carvoeiro, Porches e Lagoa. Isso criou um mar de tags vermelhas num curtíssimo espaço de tempo, o que deixou os operadores intrigados, até começarem a processar cada uma das ocorrências e verificarem que, afinal, não se tratava de um erro do próprio sistema ou de alertas com gravidade, mas sim de meras sugestões e observações com a mesma origem. Esses episódios desdobraram-se em mais de 120 reportes aos respetivos serviços e, uma vez que todos eles eram válidos, foram processados – o autor recebeu uma mensagem por email de retorno por cada um com devida explicação sobre o processo de resolução dos mesmos.
Pela cidade, foi montada uma série de equipamentos que recolhem leituras dos mais variados fins. Tal é apenas uma componente da smart city, talvez, de facto, a mais visível. Falta tirar partido dos dados recolhidos, em prol da gestão inteligente de um conjunto de fatores de modo a promover o crescimento económico sustentável e a prosperidade dos cidadãos, disponibilizando as ferramentas necessárias para uma melhor tomada de decisão, antecipação de problemas, resolução proativa e coordenação de recursos.
A sala de comando e controlo encontra-se preparada para receber todas as tecnologias disponíveis, quer no âmbito das comunicações quer ao nível do processamento e apresentação de dados. O software tem, naturalmente, algumas lacunas, já que se trata de ferramentas em mutação, para as quais todos os dias surgem novas ideias, novas necessidades e novas situações.
Existem, neste momento, na sala de controlo, três elementos, dois da autarquia e um terceiro da NOS, que é a entidade parceira. Durante as 24 horas dos sete dias da semana, são recebidas as ocorrências, processadas e encaminhadas para os serviços competentes. O cidadão tem a oportunidade de ver espelhado na plataforma o desenvolvimento do caso que reportou, podendo, eventualmente, afinar os dados de uma ocorrência posterior que faça e, desse modo, facilitar os trabalhos dos próprios serviços. Pode haver uma série de medidas a tomar para a resolução de um determinado problema que, aparentemente, se poderia julgar de fácil resolução, por exemplo, um simples buraco na via pública, e que poderá justificará uma medida de resolução bastante mais complicada do que simplesmente ser tapado. Se imaginarmos uma situação de rotura na infraestrutura das águas ou esgotos, esta obrigará a uma intervenção bastante mais complexa e demorada.
O município de Lagoa só pode responder pelas situações da sua responsabilidade direta, a interação entre os cidadãos e sala de operações veio dar uma melhor perceção sobre as áreas de intervenção e equipamentos urbanos de responsabilidade direta do município, onde, por exemplo, existiam bastantes queixas aos serviços sobre tampas na via pública, caixas de energia e candeeiros. O munícipe tem agora uma visão mais transparente de quem na realidade é responsável e apercebe-se, aos poucos, do esforço que os serviços fazem na resolução destas situações em que outras entidades são responsáveis. Isto é algo que vai sendo adquirido aos poucos, pois a plataforma permite alguma pedagogia a este nível, através da interação que se estabelece com os munícipes. Apesar de toda a “inteligência” com que se possa dotar nos equipamentos e dispositivos, uma cidade inteligente obriga a cidadãos inteligentes, capazes de discernir o que é ou não relevante e principalmente, do que é urgente, neste caso, de tudo aquilo que não será para lançar numa plataforma de ocorrências.
Durante a implementação da solução, apercebemo-nos de que é possível potenciá-la ainda mais, lançando toda uma série de informações que valorizará a solução e o projeto, com aplicações internas, dos serviços de informação geográfica, da fiscalização e das obras municipais, ou externas e disponíveis ao público, de que são exemplo os eventos realizados, os percursos pedestres ou a localização das ilhas ecologias. No fundo, este é um processo de constante aprendizagem e de adaptação à realidade.
