O executivo municipal aprovou a celebração de um protocolo de cooperação entre o Município de Oeiras, o CEiiA- Centro de Engenharia e Desenvolvimento e o Instituto Superior Técnico (IST) para a criação e dinamização de um polo tecnológico na área do Espaço – Oeiras Space Hub.

O município de Oeiras tem vindo a apostar numa estratégia para tornar Oeiras no maior ecossistema de inovação do país, através da criação de condições para atrair as melhores ideias e a melhor tecnologia com a instalação de entidades e empresas de base tecnológica e de investigação que estimulam a criação de empregos com alto valor acrescentado no Município.

O ecossistema de referência cientifico-tecnológico instalado no concelho tem um elevado potencial de atratividade para o desenvolvimento de projetos empresariais, de ensino superior e de investigação e desenvolvimento capazes de captar talento e qualificar o melhor capital humano. O objetivo nesta fase é consolidar a sua dinâmica e desenvolver a sua internacionalização numa lógica de especialização inteligente, como é o caso do cluster do Espaço.

O CEiiA é um centro de engenharia e desenvolvimento de novos produtos e serviços para uma sociedade mais sustentável, em setores de elevada intensidade tecnológica, como a Mobilidade, a Aeronáutica e o Espaço.

O Instituto Superior Técnico, por sua vez, foi a primeira escola da Engenharia em Portugal a criar uma licenciatura em engenharia Aeroespacial e desenvolve no seu polo de Oeiras atividades de Investigação e Desenvolvimento e de ensino em diversas áreas de Engenharia essenciais como suporte a uma cadeia de valor no desenvolvimento de tecnologia para o Espaço.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.