Por todo o mundo, as pessoas estão a mudar-se para as cidades em busca de trabalho, aventura e felicidade. As cidades são hubs de actividade. Porém, para que prosperem de forma sustentável como locais sãos e seguros com cidadãos e comunidades prósperos, inclusivos e felizes, é preciso planear e agir com sabedoria.

O futuro é difícil de prever e, antes dos nossos planos ficarem concluídos no papel, a realidade pode já nos ter alcançado. A cidade está sempre concluída e, ao mesmo tempo, nunca está. Sempre em actualização constante e a melhorar-se a si mesma. Temos de perguntar, de forma crítica, a quem pertence, quem planeia e quem faz a cidade. No fim de contas, quantos mais ombros carregarem a cidade, mais resiliente esta cidade se torna.

As cidades já não são apenas planeadas e feitas por governos e projectistas, mas por todos nós. E com tantas pessoas diferentes a viver e a trabalhar lá, porque não incluir e juntar todos os sonhos, ideias e ambições para tornar e manter as nossas cidades absolutamente fantásticas? Todos temos sonhos e ideias, por vezes, para nós próprios, outras vezes, para todo o bairro ou cidade. E algumas dessas ideias são, provavelmente, partilhadas por muitos de nós. Mas como podemos desbloqueá-las e concretizá-las em conjunto? E como encontrar a informação, o apoio e os recursos necessários para a sua concretização?

Tenho feito estas questões a mim própria, enquanto estava a construir uma comunidade local de proprietários, empresas, cidadãos, organizações e municípios em redor da transformação de um bairro empresarial mono-funcional e antiquado no Sudeste de Amesterdão. Durante a crise, a cidade teve de abdicar dos seus planos top-down de re-desenvolvimento e, em alternativa, facilitar iniciativas de mercado e sociedade. Tal foi uma bênção disfarçada, já que a comunidade local ficou cada vez mais pró-activa e vibrante, partilhando as suas ideias e ambições connosco.

De forma a continuar a organizar e catalisar este planeamento urbano colaborativo e propriedade comunitária, estamos a lançar uma nova solução tecnológica inteligente. O TransformCity® é um painel de controlo on-line de transformação urbana. Integra story telling, partilha de informação, co-criação, democracia participativa, crowdsourcing e crowdfunding. O governo e todos os stakeholders podem trocar directamente informação e ideias e planear, criar e possuir a sua própria cidade ou bairro.

O planeamento urbano torna-se resiliente, inclusivo e interessante para todos. Tal como deve ser.