Anne Hidalgo vai ser a nova presidente da rede de cidades C40. A mayor de Paris foi eleita, por unanimidade, na semana passada e, em Dezembro, sucederá a Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, na liderança desta parceria urbana global para fazer frente às alterações climáticas.
Ao assumir este cargo, a responsável diz-se determinada em assegurar novos investimentos e meios de financiamento para a sustentabilidade e resiliência nas cidades e a apoiar mais municípios na acção em conformidade com os compromissos do Global Covenant Mayors for Climate and Energy.
Mas não só. Nos seus planos, Hidalgo inclui ainda a promoção do crescimento inclusivo e sustentável nas áreas urbanas e o reconhecimento do papel de liderança das mulheres na abordagem às alterações climáticas.
“As cidades membros da rede C40 estão a ditar o rumo do futuro do nosso planeta. Graças à liderança do mayor Paes, o C40 é um fórum único, no qual as cidades podem colaborar, partilhar conhecimento e levar a cabo acções para as alterações climáticas mensuráveis e sustentáveis”, afirmou Anne Hidalgo. “Sinto-me honrada por ser eleita presidente e estou ansiosa por trabalhar com os mayors de grandes cidades do mundo para criar um futuro sustentável e igualitário para todos os nossos cidadãos”, revelou.
Por sua vez e na altura de passar o testemunho, Eduardo Paes acredita que este ficará em boas mãos. Para o responsável, os próximos anos, até ao final da década, serão “cruciais” para “determinar se o mundo consegue garantir um futuro climático seguro” e, nesse ponto, serão as cidades a desempenhar o papel central. “Felizmente, a rede C40 tem uma grande campeã na mayor Hidalgo e estou extremamente confiante na sua capacidade de trazer a visão estratégia necessária para garantir que as cidades do C40 cumprem a promessa do Acordo de Paris”, declarou o prefeito do Rio de Janeiro.
Hoje com 57 anos, Hidalgo nasceu em Espanha, mas vive, desde pequena, em França. Em 2014, a socialista tornou-se na primeira mulher a presidir à câmara municipal de Paris. A par de todos os desafios de gerir a capital francesa, Anne Hidalgo tem-se destacado, em particular, pelas políticas no que respeita a adaptação e combate às alterações climáticas e redução da poluição na Cidade Luz.