Começa amanhã um ciclo de webinars promovido pelo Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (UAlg), e no âmbito da pós-graduação em Cidades Sustentáveis, dedicado ao debate sobre a inteligência das cidades nos vários verticais.

São oito sessões, a decorrer entre Março e Maio, que irão abordar temas como os innovation hubs, a cultura, a mobilidade, as plataformas digitais, a energia, a saúde, a água e as European Capitals of Smart Tourism. No total, a iniciativa conta com mais de 30 oradores, nacionais e internacionais, especialistas em cidades sustentáveis e inteligentes. As sessões decorrem sempre aos sábados, das 14h às 16h e implicam uma inscrição gratuita, para cada sessão.

O primeiro encontro virtual deste ciclo organizado pela UAlg acontece já neste sábado, 6 de Março, e será dedicado aos hubs de inovação.

A iniciativa “tem como objectivo enfatizar a visão de um papel renovado das universidades – e, em particular, de um perfil académico híbrido – na ligação entre o conhecimento científico, a tecnologia e a sociedade. Pretende-se, assim, encorajar a partilha directa entre oradores e participantes sobre os desafios e soluções encontradas, e desencadear uma discussão aberta”.

As sessões terão como objectivo, por um lado, auferir um papel de maior importância às universidades, mas, também, potenciar a ligação entre o conhecimento científico, a tecnologia e a sociedade, por forma a “encorajar o encontro entre key players, instituições e cidadãos para partilharem os desafios técnicos e científicos e as soluções encontradas, desencadeando uma discussão aberta”.

O ciclo de webinars conta com o apoio do CinTurs – Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar.