Qual o estado da arte das cidades inteligentes em Portugal? Esta é a pergunta que dá mote ao Smart Cities Tour 2017. Até Maio, um ciclo de cinco workshops temáticos vai ter lugar em vários municípios do país, com o objectivo de conhecer os principais desafios e os projectos que estão a acontecer nas diferentes dimensões. Portimão é a cidade escolhida para a largada, com data marcada para 25 de Janeiro.
Com organização da Secção de Municípios Cidades Inteligentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e em parceria com a iniciativa NOVA Cidade, da NOVA IMS – Information Management School, este tour vai visar alguns dos temas mais pertinentes no âmbito das cidades inteligentes – Governação, Energia, Sociedade e Qualidade de Vida, Economia e Inovação, e Mobilidade –, contando, para isso, com a participação das empresas e da academia.
Cada um dos workshops terminará com uma sessão de ideação, envolvendo todos os participantes no desenho de um roadmap temático com o objectivo de construir soluções concretas para mudar o paradigma das cidades portuguesas no caminho para uma verdadeira cultura de inteligência urbana. Os resultados finais dos workshops vão ser apresentados em Junho, durante a conferência internacional ZOOM Smart Cities 2017.
Depois de Portimão, onde será debatido o tema da “Governação”, é a vez de Évora, com um workshop dedicado à “Energia”; Cascais, com o tema “Sociedade e Qualidade de Vida”; Viseu, abordando a “Mobilidade”, e, por fim, Vila Nova de Gaia, onde o debate incidirá sobre a “Economia e Inovação”.

“Os municípios enfrentam hoje desafios de nova geração. Não se trata apenas de fazer obras, mas de garantir qualidade de vida, eficiência, economia e sustentabilidade. A partilha de conhecimentos e de experiências práticas é indispensável a uma resposta a estes novos reptos”, afirma António Almeida Henriques, responsável pela Secção de Municípios “Cidades Inteligentes” e presidente da câmara municipal de Viseu.
Para Miguel de Castro Neto, sub-director da NOVA IMS e coordenador da iniciativa NOVA Cidade, “o intuito destas sessões de ideação é exactamente lançar o debate entre aqueles que melhor conhecem o território, porque estão mais perto dos cidadãos, das suas preocupações e dos seus problemas, para que seja possível tirar melhor partido das capacidades de gestão, de inovação e de inteligência colectiva existentes nas cidades portuguesas”.
O Smart Cities Tour 2017 conta com o apoio da PT e da revista Smart Cities enquanto media partner.